O Moinho de Vento do Monte da Ovelha, na Serra da Portela, na freguesia de Pousaflores, é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria Artefactos, anunciou o Município de Ansião, salientando que já apresentou a candidatura.
“Este moinho giratório é um exemplar extremamente raro na Europa e no mundo”, sustenta a autarquia, evidenciando o “grande valor histórico e tecnológico” deste “artefacto complexo”, que possui a “tecnologia mais arcaica de todos os moinhos de vento europeus”.
Apesar de existirem outros no concelho, nomeadamente em Melriça e em Outeiro, “o moinho de Pousaflores reveste-se de grande valor patrimonial e significado histórico, por ter sido recuperado, se manter em funcionamento e não ter sido descaracterizado como a maioria dos exemplares da região”, salienta uma nota de imprensa.
“Esta candidatura constitui um reconhecimento da autenticidade desta herança tecnológica tradicional de grande importância histórica e valor mundial, assim como da perseverança de quem tem preservado este verdadeiro referencial identitário da população local, mantendo viva a memória colectiva”, realça a edilidade.
Afinal, “o Município de Ansião tem garantido a sua preservação, promovendo a visita ao espaço, onde dinamiza ainda o Ciclo do Pão”, adianta a mesma nota, sublinhando que tem em curso “um projecto mais vasto de valorização, que inclui a criação da ‘EXPO Moinhos do Mundo’, inserida numa área cultural e de lazer com múltiplas valências, numa zona de grande valor paisagístico e ambiental”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM