Perto de oitenta alunos de vinte e seis escolas do ensino básico do distrito de Leiria participaram na sessão distrital do Parlamento dos Jovens que decorreu no passado dia 10 de Março, no concelho de Ansião.
Ao longo do dia, os jovens apresentaram a conclusão da reflexão iniciada nas escolas sobre a “Violência doméstica e no namoro”, tendo feito ouvir a sua voz no debate que se desenvolveu em várias fases.
Os trabalhos culminaram ao final da tarde com a votação das recomendações apresentadas pela Escola Básica D. João II, das Caldas da Rainha, que irá representar o distrito na sessão nacional a ter lugar na Assembleia da República.
Os professores acompanhantes dos alunos tiveram oportunidade de, a convite do município, usufruir de uma visita guiada ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, um espaço de grande relevo na identidade cultural do concelho.
De referir que o momento de abertura contou com a presença da deputada à Assembleia da República Elza Pais, da delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e do presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, numa sessão presidida por um jovem deputado.
O Parlamento dos Jovens, este ano a assinalar os vinte e cinco anos de existência, é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do Ministério da Educação e do Instituto Português do Desporto e Juventude, com o objectivo de fomentar nos alunos o espírito crítico e estimular o seu interesse pela participação cívica e política, para a construção de uma cidadania activa.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM