A presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere anunciou que vai ser revisto o sistema de abastecimento de veículos de bombeiros, estando prevista a criação de uma rede capaz de responder a todas as necessidades. Este projecto será desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), que já submeteu uma candidatura com esse objectivo.
A CIMRL “submeteu este ano uma candidatura para rever o sistema de abastecimento a meios autos, criando no território desta comunidade uma rede apta a corresponder a todas as necessidades, nomeadamente assegurar os caudais de débito necessários aos teatros de operações”, revelou Célia Marques, salientando que este é um dos projectos em matéria de protecção civil que os 10 municípios estão a fazer em “estreita colaboração” com vista a ter “muito mais impacto”.
Com esse mesmo objectivo foi desenvolvido “um sistema integrado de videovigilância e detecção automática para a prevenção de incêndios florestais que está em funcionamento desde 2018”, adiantou a edil, sublinhando que este “foi concebido para assegurar a cobertura de 75% do território da CIM, estimado em cerca de 2.500 quilómetros quadrados”. Constituído por nove camaras, uma das quais instalada no posto de vigia da serra de Alvaiázere, este sistema funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, estando instalado no Centro de Comando Distrital, onde é monitorizado permanentemente pela GNR em perfeita sintonia com a ANEPC e o dispositivo de combate.
Este projecto, que representou um investimento total de 750.000 euros com a comparticipação comunitária de 85%, em que os restantes 15% foram suportados pelos orçamentos dos municípios, “permitiu reduzir o número de falsos alertas e aumentar a fiabilidade dos alertas confirmados”, enalteceu Célia Marques, frisando que possibilitou também “uma maior precisão na localização dos focos das ocorrências detectadas”, viabilizando “uma melhoria e mais rápido dimensionamento dos meios deslocados para o combate e uma melhoria no processo de monitorização das ocorrências, tendo por base o acesso remoto, centralizado e em tempo real”.
A autarca falava na cerimónia de comemoração do 80.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, onde evidenciou que “a câmara trabalha diariamente para o mesmo desígnio que esta corporação: servir, ajudar e ser o garante do bem-estar e do conforto dos alvaiazerenses”. Por isso, defende que “esta parceria deve continuar a crescer”, alegando que “a Protecção Civil, enquanto competência municipal, só é passível de ser operacionalizada através da corporação de bombeiros”.
“E o Município por reconhecer a importância dos bombeiros, incentiva os membros da nossa comunidade a serem bombeiros, das mais diversas formas: através de isenções de taxas municipais, da prestação de apoios específicos na educação, entre outros”, concluiu Célia Marques.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM