Um grupo de cinco estudantes do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, de Soure, acompanhado de dois docentes, iniciou hoje o seu primeiro intercâmbio escolar com destino à Grécia.
Até ao dia 1 de Março este grupo estará em Atenas e Volos a participar num intercâmbio de estudantes, inserido no projecto “ECO-LOGIC Environmental Consciousness as Opportunity: from Leonardo to Oncoming, Globally Involved Citizens”, financiado pelo programa comunitário Erasmus+.
Este é um dos quatro projectos Erasmus+ que o Agrupamento de Escolas Martinho Árias tem em desenvolvimento desde Setembro de 2019 e decorre de uma parceria com escolas da Grécia (Volos), Lituânia (Taurage) e Dinamarca (Odense S), sendo coordenado pela escola italiana de Calvisano.
Segundo aquele agrupamento, o projecto tem como objectivos “o desenvolvimento de competências de cidadania e competências básicas; aumentar a sensibilização de estudantes sobre os desafios ambientais globais através da detecção de situações positivas e negativas a nível ambiental existentes na sua comunidade; fortalecer as competências de docentes em métodos de ensino inovadores; apoiar docentes e estudantes no uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagem inovadoras; promover a educação ao ar livre e ligação da escola com as comunidades; promover uma dimensão europeia nas escolas de forma e valores de inclusão e tolerância.
A temática principal desta mobilidade é a protecção ambiental através do teatro. Assim, durante o dia, os participantes desenvolverão actividades sobre a importância do teatro e dramatização na protecção ambiental, visitas às cidades de Atenas, Volos e Meteora, património mundial da UNESCO, bem como ao centro de educação ambiental de Makrinits.
Durante esta deslocação os estudantes ficarão alojados em casa de colegas gregos, “podendo aprofundar os seus conhecimentos sobre a cultura grega e desfrutarem de uma experiência diferente e enriquecedora”.
O acolhimento de estudantes estrangeiros no âmbito deste projecto está previsto para Fevereiro de 2021, quando o Agrupamento de Escolas Martinho Árias receber cerca de 20 estudantes estrangeiros e oito docentes para debater a importância da protecção ambiental através da fotografia.
Recorde-se que entre os passados dias 11 e 15 de Fevereiro, no âmbito do projecto “Bookpackers por Europa: viajes inspiradores a través de culturas pasadas y presentes” financiado pelo programa Erasmus+, o Agrupamento de Escolas Martinho Árias acolheu 32 estudantes e docentes provenientes de Itália, Espanha, Polónia e Turquia para uma semana de trabalho e aprendizagem em torno da leitura e das bibliotecas. O projecto envolveu o debate em torno de obras literárias escolhidas em conjunto pelos estudantes; visitas a bibliotecas e à livraria Lello, no Porto, e ainda uma visita a Conímbriga e a Coimbra.
No final da mobilidade, “a avaliação é bastante positiva, tanto por parte dos participantes estrangeiros como das famílias de acolhimento em Portugal, que apenas lamentaram não terem tido mais tempo com os jovens que acolheram”, realça uma nota do agrupamento sourense.
A próxima deslocação no âmbito deste projecto será no final de Maio, com uma deslocação à Polónia.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM