O ensino e desenvolvimento da modalidade de xadrez aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Soure tem início esta semana, traduzindo-se em aulas de 45 minutos semanais leccionados por professores devidamente habilitados para o efeito, anunciou hoje a autarquia.
A medida insere-se na estratégia pedagógica definida no Projecto Educativo do Município de Soure, que tem privilegiado o contacto dos jovens alunos com as diversas formas de arte e desporto, bem como a sensibilização da comunidade escolar para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis.
Neste sentido, a Câmara apresentou uma candidatura ao Portugal 2020, no âmbito do “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, para a introdução e desenvolvimento da modalidade de xadrez no 1.º ciclo do ensino básico.
“Esta iniciativa visa contribuir para a promoção do sucesso educativo e pessoal, fomentando a estimulação de competências cognitivas, tais como o raciocínio lógico dedutivo, raciocínio abstracto, raciocínio estratégico e, ainda, potenciando a capacidade de atenção/concentração”, realça uma nota da edilidade.
Deste modo, e em consonância com a Federação Portuguesa de Xadrez, o Município adquiriu tabuleiros, quadros e demais equipamento, dotando as salas de aula dos 10 estabelecimentos do 1.º ciclo de ensino com todo o material necessário à aprendizagem da modalidade.
“O xadrez é já amplamente praticado em Soure, existindo várias associações e colectividades com atletas federados a participar em torneios e competições regionais e nacionais. Ainda por diversas vezes o concelho acolheu eventos desportivos deste segmento, tendo já inclusivamente algumas instituições locais organizado provas em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez, com quem o Município também mantém um protocolo de cooperação”, refere a mesma nota
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM