As crianças da rede pública de jardins-de-infância do concelho de Soure vão usufruir em breve de um projecto de estimulação de literacia emergente propondo-se promover “um desenvolvimento harmonioso de competências da linguagem em idade pré-escolar”.
O projecto “A palavra é de prata e a leitura é de ouro”, surgiu no seio da equipa multidisciplinar de intervenção multinível, dinamizada pelo Município. A medida visa intervir e prestar apoio às crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, potenciando o sucesso educativo, e foi criada no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, promovidos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e financiados por fundos comunitários através do Portugal 2020.
“A intervenção num contexto mais clínico acabava por não ter tanto impacto como algo que pudesse englobar um maior número de crianças”, justifica ao TERRAS DE SICÓ Tiago Rodrigues, técnico de terapia da fala e mentor do projecto, “validado” pelo Departamento de Ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Soure.
“A palavra é de prata e a leitura é de ouro” consiste na exploração de dois livros por período lectivo, dinamizada pela respectiva educadora de infância, num contexto de grupo e mais lúdico. Para tal, são fornecidos recursos e materiais que permitam trabalhar a conversação, compreensão da linguagem, vocabulário, estrutura gramatical, consciência fonológica, conhecimento da escrita, narrativa e metalinguagem.
A literacia emergente é globalmente entendida como um processo de desenvolvimento das competências pré-leitoras, sendo que antes das crianças entrarem no ensino formal é necessário desenvolver três grandes áreas: linguagem oral, conhecimento da imprensa e a consciência fonológica.
“Pretendemos dotar as crianças de mais ‘ferramentas’ para que quando entrarem no 1.º ano do ensino básico consigam aprender a ler e a escrever de uma forma muito mais rápida e motivadora”, refere Tiago Rodrigues, realçando igualmente a importância do envolvimento dos pais, “peças fundamentais nesta aprendizagem”.
O vereador da Educação da Câmara de Soure, Gil Soares, lembra “as dificuldades dos alunos no desenvolvimento de actividades de linguagem e escrita quando chegam ao 1.º ciclo”, reforçando a aposta da autarquia no combate ao insucesso escolar e na necessidade de preparar as crianças, “com mais competências na linguagem”, para uma melhor chegada ao ensino básico.
O projecto envolverá cerca de 200 crianças da rede pública pré-escolar do concelho, constituída por uma dúzia de jardins-de-infância, e vai decorrer até ao final do presente ano lectivo. “Depois será avaliado o seu sucesso e pode ter continuidade nos anos seguintes”, admite o autarca.
Igualdade de oportunidades
Refira-se ainda que a equipa multidisciplinar de intervenção multinível criada pela Câmara de Soure em 2018, composta por terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e nutricionista, foi este ano lectivo reforçada com uma técnica da área da Psicologia.
A implementação desta medida integra o projecto educativo municipal, que visa “proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento integral das crianças e jovens do concelho, apostando em iniciativas de prevenção e na minimização factores de risco, bem como contribuir para a igualdade de oportunidades no sucesso escolar”.
LUÍS CARLOS MELO
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