12 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Recorde de meio milhar de atletas na prova de 111 km do Trail Terras de Sicó

23 de Fevereiro 2020

Meio milhar de atletas vai participar este ano na prova de 111 km da 11.ª edição do Trail de Conímbriga/Terras de Sicó, a realizar dentro de uma semana (29 de Fevereiro e 1 de Março), constituindo, segundo a organização, um recorde nacional em provas de “três dígitos”, ou seja, acima de 99 km.

“Vamos ter 500 atletas nos 111 km, batendo o recorde nacional. Será a prova de três dígitos mais participada do país”, salienta Fernando Fonseca, vice-presidente da associação O Mundo da Corrida, que desde 2010 organiza o evento.

Os atletas, à semelhança dos últimos anos, terão um percurso por trilhos (vários novos) de cinco concelhos de Sicó – Alvaiázere continua a ser a excepção –, um bom par de horas palmilhados durante a noite, pois a partida mantém-se às 00h00 de sábado (29), da Praça da República, em Condeixa.

Pelo caminho, os participantes do Trail Ultra Endurance encontram diversos pontos de abastecimento líquido e sólido, que “também servem para divulgar os nossos produtos endógenos”, bem como dois postos “Bases de Vida”, em Alvorge (Ansião) e Tapéus (Soure), apetrechados com o necessário para reconfortar e apoiar os “bravos dos trilhos”, que têm o tempo limite de 26 horas para completar o percurso. Nos últimos anos, em condições climatéricas normais, o vencedor tem completado a prova em cerca de 11 horas, como foi o caso de Armando Costa, presença confirmada para este ano, que em 2019 gastou 11h29m.

“O Trail de Conímbriga/Terras de Sicó é apetecível para o atleta porque não é demasiado duro para uma distância de 111 km, podemos dizer que tem uma dificuldade razoável”, afirma Fernando Fonseca, que a cada edição regista com agrado os elogios dos participantes à prova.

Santiago da Guarda

Novidade na edição deste ano é também a partida de Santiago da Guarda (Ansião) da prova de 57 km, deixando Ramalhais de Cima, na freguesia de Abiul (Pombal), onde teve início nas últimas edições.

“Além da descentralização que promovemos, a prova é um trail que puxa pelos nossos vestígios romanos e Santiago da Guarda, com o seu Complexo Monumental, enquadra-se muito bem e vai ser uma partida bastante interessante”, antecipa o dirigente, revelando que pela primeira vez um atleta invisual vai participar na prova.

O percurso de 25 km é aquele que, a uma semana do evento, regista um acentuado decréscimo de participação, “devido a duas provas no distrito de Coimbra que se colaram à nossa e que terão retirado alguns atletas”, justifica Fernando Fonseca.

A prova de 15 km e a caminhada têm habitualmente os participantes a inscreverem-se mais tarde, pelo que a organização espera ainda nos próximos dias aumentar o número de atletas, que no total do trail deverá rondar os 2.500/3.000. de mais de 20 nacionalidades.

‘O Mundo da Corrida’ continua a contar com o Município de Condeixa como parceiro na organização e o apoio de outras autarquias por onde passa o percurso da prova, além de marcas comerciais há muito associadas à prova. “Todos os patrocinadores e parceiros fidelizaram-se de tal maneira ao evento que continuam a dar-nos o seu apoio, e estamos muito satisfeitos e orgulhosos por isso”, congratula-se aquele responsável.

Fernando Fonseca realça ainda o trabalho dos bombeiros, protecção civil e GNR “para que tudo corra bem” aos níveis da segurança e socorro.

A Praça da República, em Condeixa, que receberá todas as chegadas, assistirá à partida dos atletas do Trail Ultra Endurance (111 km, bem contados serão 112…) às 00h00 de sábado (29), do Trail Longo (25 km), no domingo (1), pelas 09h00, e do Trail Curto (15 km), às 10h00 do mesmo dia, seguindo-se o início da caminhada também naquela distância. No sábado (29), os atletas do Trail Ultra Médio (57 km) partem às 9h30 de Santiago da Guarda.

As provas de 111, 57 e 25 km integram o circuito nacional de trail e atribuírem pontos para a participação em provas internacionais.

“Estamos convictos que vamos conseguir continuar com a qualidade do evento e ir ao encontro do agrado dos atletas, que faz com que anualmente se consiga atingir este elevado número de participantes. Temos fundadas expectativas que assim será, na linha do que têm sido os anos anteriores”, frisa o dirigente.

Paralímpico Jorge Pina vai correr 57 km

Pela primeira vez em 11 edições do Trail de Conímbriga/Terras de Sicó, um invisual vai participar no evento, correndo a prova de 57 km. Trata-se do atleta paralímpico Jorge Pina, deficiente visual desde 2004.

Jorge Pina, de 43 anos, deverá ter como guia o atleta Hélio Fumo (vencedor da prova em 2019), que será os seus olhos durante o longo e difícil traçado.

Antigo pugilista, Pina conquistou diversos títulos nacionais e internacionais da modalidade. Depois de aos 27 anos ter perdido 90% da visão, sobretudo devido às competições de boxe, começou a praticar atletismo, tendo marcado presença nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, Londres2012 e Rio2016. Em 2011 criou uma associação com o seu nome – que desenvolve vários projectos sociais – e em 2015 uma escola de atletismo adaptado. Agora em Sicó fará história…

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM