14 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Albergaria dos Doze quer ligação directa ao IC2 para atrair mais empresas

9 de Fevereiro 2020

Os presidentes da Câmara Municipal de Pombal e da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e de Albergaria dos Doze consideram que a ligação directa à EN1/ IC2 é fundamental para a instalação de mais investimentos naquela zona do concelho, com vista a fazer face à crescente actividade económica.

A solução passa por “utilizar parcialmente a rede viária existente e criar algumas variantes” que liguem às Meirinhas, próximo do local onde está previsto um nó de acesso à A1, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, convicto de que este projecto será favorável para a fixação de novos investimentos na região de Alitém, onde “começa a haver alguma actividade económica”.

O presidente da União de Freguesias, Manuel Matos, concorda que aquela via “é fundamental para esta zona”, uma vez que “neste momento há alguma dinâmica” em termos de actividade económica, sobretudo em Albergaria dos Doze onde há interesse de alguns investidores e “já se nota mais emprego”.

Esta ligação à EN1/ IC2 vai beneficiar com o nó de acesso à auto-estrada A1, projectado para a zona de Meirinhas/Barracão, assunto sobre o qual o presidente da Câmara de Pombal pretende falar com o ministro das Infraestruturas, na reunião agendada para 14 de Fevereiro para debater o processo relativo à abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil.

Estas declarações foram feitas durante a visita às obras recentemente realizadas e em curso na União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e de Albergaria dos Doze, cujos investimentos ascendem a dois milhões de euros. Destes projectos, Diogo Mateus destaca o saneamento básico, onde a taxa de cobertura está muito próxima dos 70%.

Importantes foram também os trabalhos realizados na rede viária, adiantou o edil, salientando a construção de uma variante que pretende “retirar o trânsito pesado da zona urbana de Albergaria dos Doze”, cuja obra será feita por fases. A primeira arranca “entretanto com o início dos trabalhos junto à rotunda do Vale da Éguas até à zona que já está infra-estruturada, numa extensão de cerca de 300 metros”.

Já para potenciar a “atractividade” a Albergaria dos Doze está em fase de conclusão o Parque de Lazer e Aventura, cujo projecto foi vencedor do Orçamento Participativo. Para Diogo Mateus este equipamento “pode ser um bom cartão-de-visita da freguesia” e um factor de atracção de pessoas, ajudando igualmente a dinamizar “as estruturas de turismo rural, que têm muita expressão naquela zona”. Por sua vez, Manuel Matos destaca o facto do também denominado Parque de Arborismo “estar localizado praticamente na malha urbana, o que facilita a sua manutenção”, e ser gerido pelo NADA (Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze), que se dedica à promoção deste tipo de actividades, tornando “muito mais fácil manter a ocupação daquele espaço”, singular na região.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM