O Agrupamento de Escolas Martinho Árias, de Soure, acolherá 24 estudantes e oito docentes provenientes de Espanha, Itália, Polónia e Turquia envolvidos no projecto “Bookpackers por Europa: viajes inspiradores a través de culturas pasadas y presentes”, financiado pelo programa Erasmus+, que entre os próximos dias 10 e 15 deste mês desenvolverão actividades no concelho e em municípios vizinhos.
“Este projecto desenvolve-se em torno da temática da leitura e da promoção de hábitos de leitura nos estudantes envolvidos e contemplou, em Novembro de 2019, uma formação das docentes envolvidas no projecto, que decorreu na Turquia. Desde essa data, tem-se realizado um conjunto de actividades com estudantes dos diversos países, que incluem leituras sobre obras literárias escolhidas pelos participantes, debates em cada país e debates internacionais sobre essas mesmas obras literárias. O culminar destas actividades será a realização da primeira mobilidade internacional com estudantes em Soure”, refere uma nota daquele agrupamento.
Entre os dias 10 e 15 de Fevereiro, cerca de 60 pessoas estarão envolvidas neste projecto – estudantes e docentes portugueses e estrangeiros – e desenvolverão actividades relacionadas com a leitura, como visitas à vila e biblioteca municipal de Soure, apresentações orais sobre as obras literárias do projecto, visitas guiadas a Conímbriga e à Universidade de Coimbra, debates internacionais e visita à livraria Lello, no Porto.
Segundo os promotores, “o projecto não seria possível sem o envolvimento da autarquia de Soure, que apoia na disponibilização de transportes e logística, bem como das famílias de estudantes portugueses que acolherão estudantes estrangeiros, permitindo assim um maior contacto intercultural, o aprofundar dos conhecimentos de língua estrangeira e o desenvolvimento da cidadania europeia de todos os participantes”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM