A quinta edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto, que decorreu em Condeixa entre 17 de Janeiro e 10 de Fevereiro, registou perto de 4.500 espectadores, entre público geral e público escolar e “Os Miseráveis” foi o espectáculo mais procurado, anunciou hoje a autarquia.
No balanço a mais uma edição do evento, que apresentou quinze peças teatrais de companhias profissionais e amadoras, de norte a sul do país, a edilidade destaca o interesse com que o público recebeu a abordagem a novos estilos teatrais como o impro (técnica de improvisação teatral), com as companhias Cardume – Coletivo de Impro e Improv FX e a Commedia Del Art com o actor Filipe Crawford, e a primeira presença internacional com o espetáculo “Os Miseráveis / Los Miserables”, com a participação da companhia espanhola De La Burla Teatro.
“A abertura do festival a novos estilos teatrais, nomeadamente o impro teve um impacto muito positivo especialmente no público mais difícil de conquistar, os jovens entre os 16 e os 30 anos, e que este ano encheram a sala. É uma das vitórias desta edição”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.
O autarca faz um “balanço muito positivo” de mais esta edição, realçando ainda que “os espectáculos para o público infanto-juvenil estiveram sempre esgotados, verificando-se este ano uma maior procura por parte de pessoas não condeixenses. ‘Os Miseráveis’, com a participação dos espanhóis De La Burla Teatro, foi o espectáculo que trouxe mais espectadores de fora do concelho, maioritariamente de Coimbra, Penela, Soure, Ansião e também de Espanha”.
O Festival de Teatro Deniz-Jacinto chegou a um universo escolar de 1.200 espectadores do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, “e só por falta de capacidade não chegou a mais alunos, uma vez que recebemos muitas solicitações de escolas de outros concelhos com interesse em trazer os seus estudantes para assistirem aos espectáculos”, revelou ainda o Nuno Moita.
Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa, o Festival Deniz-Jacinto foi lançado em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 8 de Janeiro de 1915.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM