12 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere:JSD desafia município e freguesias a implementar projeto Autarca Jovem

28 de Fevereiro 2020

A JSD de Alvaiázere desafiou a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho a implementar o projecto “Autarca Jovem”, com o objectivo de “motivar, envolver e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma participação cívica mais activa e responsável”. Esta ideia foi apresentada, a 24 de Fevereiro, aos autarcas concelhios, que mostraram “vontade para tornar esta proposta de projecto numa realidade”, refere uma nota daquela estrutura partidária.

“Consideramos essencial e preponderante o envolvimento de todos os agentes políticos alvaiazerenses, com destaque para os titulares do nosso poder autárquico, na promoção de uma iniciativa de sensibilização para as questões do poder local ao nível das competências e funcionamento dos diferentes órgãos”, refere uma nota da Comissão Política da JSD de Alvaiázere, evidenciando que a implementação do projecto “Autarca Jovem” seria uma excelente “oportunidade” para “aproximar os jovens dos órgãos e dos eleitos”, mas também para “dar efectiva voz aos jovens”, incrementando o seu “papel, importância e contributo na sociedade”.

Afinal, trata-se de “um projecto que tem como objectivo motivar, envolver e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma participação cívica mais activa e responsável, chamando a atenção para os direitos e deveres de cada um, assim como para a importância da participação de todos para uma sociedade mais activa, representada e justa”.

Por outro lado, este projecto terá um papel de “educação para a cidadania”, uma vez que permite “capacitar os jovens nas áreas da comunicação, relações interpessoais, tomada de decisão, negociação, gestão, resiliência e liderança”.

Assim, esta assume-se como uma “proposta de democracia activa, aberta e ajustada aos desafios da actualidade, que pretende envolver os jovens alvaiazerenses na gestão das nossas autarquias (Juntas de Freguesia e Câmara Municipal), possibilitando que o ‘Autarca Jovem’ possa acompanhar e perceber o trabalho do seu presidente e da autarquia na sua plenitude”.

Cada “Jovem Autarca” teria um “mandato” de um ano, ao longo do qual poderia acompanhar “momentos chave” do trabalho autárquico, mas também materializar uma das suas ideias, gerindo um orçamento definido pela respectiva autarquia.

Esta proposta pretende contrariar o “afastamento, descrédito e descrença das pessoas em relação à política e aos políticos na sua generalidade”, realça a JSD de Alvaiázere, que está empenhada em “acrescentar credibilização, proximidade e mobilização à actividade política”, com o intuito de combater “a problemática da abstenção e a cada vez menor participação cívica das pessoas”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM