15 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere comemora Carnaval com tradicional desfile e concerto de Rosinha

20 de Fevereiro 2020

Entrudos tradicionais, foliões e carros alegóricos vão invadir as ruas de Alvaiázere, na tarde do próximo domingo (23), para mais um desfile de Carnaval marcado pela folia, sátira e animação próprias desta época. E este ano o corso carnavalesco tem mais um atractivo: a cantora Rosinha junta-se à festa, prolongando a diversão com os ritmos da música popular portuguesa.

A Capela de S. António é o ponto de partida do desfile de Carnaval, onde são esperados centenas de entrudos e foliões, que vestidos a rigor com disfarces e fantasias, uns mais arrojados e outros mais artesanais, vão percorrer as principais artérias da vila de Alvaiázere.

Tema não há. Samba também não. E reis nem vê-los. Aqui conta apenas a imaginação e a criatividade de cada participante, mas também a brincadeira, as partidas e a folia, tão habituais nesta quadra.

Por isso, a fonte de inspiração deverá ser, uma vez mais, as figuras e os acontecimentos que marcaram o último ano. Para isso, os inscritos reaproveitam roupas e acessórios que já não usam para compor o figurino com que saem às ruas para pregar partidas, brincar, surpreender e animar aqueles que naquela tarde passarem por Alvaiázere.

No corso carnavalesco podem participar entrudos tradicionais e foliões (em grupo ou a título individual), bem como carros alegóricos com ou sem acompanhantes e foliões, informa a autarquia, sublinhando que “não há limite para o número de participantes em cada uma das categorias”. Os interessados devem fazer a inscrição até 17 de Fevereiro nas respectivas Juntas de Freguesia ou até ao dia 19 na Biblioteca Municipal.

E este ano volta a haver concurso, pelo que os entrudos e foliões são desafiados a fazer “uma paragem para apresentação de coreografia, em frente aos elementos do júri, com a duração máxima de cinco minutos”, adianta a edilidade, salientando que o júri vai avaliar a criatividade e originalidade do tema, a postura, o efeito individual ou de conjunto, a caracterização, bem como a adaptação de materiais, cores e componentes fantasiados.

No final serão atribuídos prémios ao primeiro, segundo e terceiro classificados de entrudos tradicionais e foliões em grupo no valor de 100 euros, 50 euros e 25 euros, respectivamente. Já os três primeiros vencedores de entrudos tradicionais e foliões individuais ganham 40 euros, 30 euros e 20 euros, respectivamente. Por fim, aos três melhores carros alegóricos será atribuído um prémio de 200 euros, 150 euros e 100 euros, respectivamente.

O desfile de Carnaval, que começa às 15h00 junto à Capela de S. António, termina no Parque Multiusos, onde se prolonga a festa e a animação característica desta quadra num concerto animado pela artista de música popular portuguesa Rosinha (16h30).


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM