O antigo jardim-de-infância de Cabaços vai ser ocupado pelo Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos, que irá instalar ali a sua sede. O edifício, que estava desactivado, foi cedido pela Câmara Municipal de Alvaiázere, com o intuito de preservar o património concelhio. O contrato de comodato foi assinado ontem.
A cedência deste antigo jardim-de-infância permitirá ao Rancho instalar a sua sede, assegurando “a preservação de um edifício que integra o património imobiliário municipal (feito de memórias e estórias), que faz parte da história de Alvaiázere e dos alvaiazerenses”, realça a autarquia, que encara esta estratégia como “uma forma de apoio ao tecido associativo concelhio e de contribuir para a preservação do património do território”.
Com o mesmo propósito, “o Município de Alvaiázere já cedeu diversas escolas desactivadas a associações do concelho”, refere a edilidade, recordando que a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília ocupa a escola primária Adães Bermudes, a Mostercaça – Associação de Caçadores de Almoster transformou na sua sede a escola primária de Candal, a Associação de Caçadores da Freguesia de Pelmá detém a escola primária dos Marques e o Clube Motard “Cinco vilas” tem ao seu cuidado a escola primária de Maçãs de D. Maria.
De referir que o contrato de comodato entre a Câmara de Alvaiázere e o Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos foi assinado pela presidente da autarquia, Célia Marques, e a presidente da direcção do Rancho, Celestina Lagoa. O momento foi presenciado por António Alcobia Ferreira e Raúl Silva Marques, vice-presidente e tesoureiro daquela associação, respectivamente.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM