As populações de Brunhós e Samuel vão ver remodeladas as redes de abastecimento de água, devendo as obras arrancar ainda este ano, garantido que está o financiamento através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, para a redução de “perdas” causadas por tubagens e sistemas antigos.
Representando um investimento de cerca de 270.000 euros, as obras serão realizadas já sob a alçada da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, que entra em funcionamento na próxima semana e agrega os municípios de Soure, Montemor-o-Velho e Mira.
“Vamos aproveitar a intervenção que vai ser feita na rede de saneamento básico do núcleo central da freguesia de Samuel – Palhais, Cardal, Pocariça, Coles e Marco de Samuel –, e faremos a substituição da tubagem do adutor principal”, explica o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes.
Em Brunhós, será também feita uma remodelação da rede pública de água nos locais onde forem identificados “os maiores problemas” e a aldeia passará ainda a ser abastecida através da captação que fornece a vizinha freguesia da Gesteira. “Garantiremos um melhor abastecimento e água com melhor qualidade”, assegura o autarca.
O financiamento comunitário à candidatura “Controlo e Redução de Perdas nos Sistemas de Distribuição e Adução de Água da ABMG” ronda os 450.000 euros no total dos três municípios, para obras de mais de 1.200.000 euros. Para Soure estão destinados cerca de 270.000 euros para as referidas intervenções e ainda cerca de 235.000 euros para os serviços de monitorização no concelho.
ABMG arranca
A assinatura dos contratos de gestão delegada entre os três municípios e a nova empresa intermunicipal decorreu ontem, em Montemor-o-Velho, estando previsto que a ABMG entre em funcionamento na próxima quarta-feira (15), dia a partir do qual ficará responsável pela gestão dos sectores da água e saneamento naqueles concelhos.
Décio Matias deixa a autarquia de Montemor-o-Velho, onde era vereador a tempo inteiro, para assumir as funções de director-geral da nova empresa, que contará também nos seus quadros com Rafael Tralhão Gomes, presidente da União das Freguesias de Gesteira e Brunhós (Soure) e que até agora integrava os gabinetes de apoio ao executivo na Câmara de Soure. Mário Jorge Nunes preside ao conselho de administração da ABMG, que terá cerca de 30.000 clientes, representando uma população de 53.000 habitantes.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM