20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Laura Mota é a primeira jovem presidente de Junta das Meirinhas

8 de Janeiro 2020

“Nas Meirinhas o futuro é agora”. Quem o diz é o presidente da Junta de Freguesia, Virgílio Lopes, que desde ontem conta com a “importante” ajuda de Laura Silva Mota, que tomou posse como jovem presidente de Junta, com o propósito de colaborar na “construção de uma cada vez melhor freguesia das Meirinhas”. A jovem autarca, eleita no âmbito de uma iniciativa da autarquia local, apela à sua geração para “dar o melhor de nós pela terra e pelo concelho”.

“É usual dizer que a juventude é o futuro. Agora não, no futuro. Daqui a uns anos podes votar, ter ideias e opinião”, recordou Virgílio Lopes, defendendo que “não há futuro sem presente e o presente não é amanhã, o presente é hoje”. Por isso, “hoje, aqui e agora começa precisamente o tempo em que os jovens de Meirinhas podem e devem ter opinião, ideias, decisão, intervenção e, acima de tudo, participação”.

E esse papel activo da juventude é representado por Laura Mota, de 15 anos, que quer “jovens mais activos” para “melhorar tudo aquilo que nos rodeia”. Nesse sentido, “preciso de vocês [todos os jovens candidatos] ao meu lado, para trabalharmos em equipa e debatermos aspectos, que não são apenas da Laura Mota, mas desta comunidade”.

Na sua tomada de posse, a nova autarca destacou a “competitividade saudável” durante a campanha que culminou na sua eleição, constatando que tal “veio mostrar que Meirinhas pode contar connosco para o futuro e que vamos estar sempre presentes para dar o melhor de nós pela terra e pelo concelho”.

“Muito contente com todas as propostas”, Virgílio Lopes assegurou que pretende “analisá-las todas com a Junta de Freguesia, a Laura Mota e todos os que se apresentaram a esta eleição”, contando com “a participação e as motivações” de todos para “juntos continuarmos a construir uma cada vez melhor freguesia de Meirinhas”.

Também o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, “gostava de ter algumas sessões com a jovem presidente de Junta” para lhe dar a entender “como funcionam as coisas e que caminho queremos fazer”. Para isso, “já lhe entreguei o meu cartão pessoal”, revelou.

De referir que “35 alunos demonstraram interesse em fazer candidatura, mas apenas 14 é que apresentaram a sua proposta de eleição”, afirmou o director do Colégio João de Barros, Valter Branco, sublinhando que “a adesão a este projecto ultrapassou as expectativas da Junta de Freguesia, que previa nove candidaturas”. “A votação decorreu de forma cívica, tendo votado 76,3% dos nossos alunos, sendo a taxa de abstenção de 23,7%”, adiantou, frisando que “a maioria dos eleitores não são da freguesia”. Valter Branco destacou ainda a percentagem de candidatas femininas, notando que “das 14 candidaturas, 10 eram de alunas”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM