O contrato de empreitada da ampliação da Estrutura Residencial para Idosos do Lar da Felicidade, em Meirinhas, no concelho de Pombal, que vai permitir a instalação de 21 novas camas, já foi assinado e representa um investimento de 832.250 euros, acrescidos de IVA, com uma comparticipação municipal de 557.500 euros.
A autarquia irá ainda apoiar com mais 20.000 euros destinados a apoiar obras de reabilitação e melhoramento do serviço de apoio domiciliário e creche, com impacto nas condições de conforto, confecção de alimentos e eficiência energética. Esta intervenção é co-financiada por fundos comunitários, através do programa Centro 2020, representando um investimento total de cerca de 91.000 euros.
“O Município de Pombal tem vindo a apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) na melhoria da resposta nas várias valências, sobretudo no que se refere à população sénior”, refere uma nota da edilidade, realçando que os apoios se destinam à aquisição de equipamentos, como viaturas, e à realização de obras.
Destacam-se os apoios para aumento da lotação e capacidade de resposta das Estruturas Residenciais para Idosos, que desde 2016 ascendem já a um total de 137 novas camas, representando um aumento de 29% da capacidade instalada. Segundo a mesma nota, o investimento municipal neste aumento da capacidade das IPSS representou, no período referido, mais de dois milhões de euros. Somam-se as mais de 400 camas existentes na rede privada.
“A política do Município de Pombal para a população sénior, um dos grandes desafios dos próximos anos, privilegia e valoriza o papel das instituições do sector social, bem como dos privados, reconhecendo a importância do trabalho em rede”, conclui a nota.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM