14 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Clube Penelense vive “um bom momento”

26 de Janeiro 2020

O Clube Desportivo e Recreativo Penelense (CDRP) comemora o 87.º aniversário com um jantar festivo a 1 de Fevereiro próximo, dia em que foi fundado corria o longínquo ano de 1933.

Com períodos “altos e baixos”, como é normal nestas históricas colectividades, “o clube está agora a passar um bom momento”, assegura o presidente da direcção, Carlos Miguel, eleito para o cargo há cerca de um ano e meio, após mais uma fase complicada ao nível da estrutura dirigente.

“Passo a passo, com passos correctos, voltámos a ter escalões de formação no futebol, que era um dos pontos que considerámos essenciais num concelho onde existem infelizmente poucas crianças, conseguimos manter a equipa sénior na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) e criámos uma equipa sénior de futsal que disputa também a Divisão de Honra distrital”, salienta o líder da agremiação, juntando à acção desenvolvida um conjunto de actividades que permitiram revitalizar a sede social do clube e trazer-lhe “vitalidade”.

O CDRP subiu ao principal escalão do futebol sénior distrital na época de 1997/1998, tendo-se sagrado campeão na temporada 2011/2012 (na qual também venceu a Taça AFC), garantindo o direito a disputar o então campeonato nacional da 3.ª divisão, onde permaneceu uma época.

Em funções desde Setembro de 2018, Carlos Miguel faz um balanço “muito positivo” do mandato, mas “tem de continuar a haver trabalho para se tentar colocar o clube onde todos nós queremos”, afirma.

“Os nossos objectivos são manter as equipas nos escalões onde estão, continuar a trabalhar nas camadas jovens e ter actividades também na vertente cultural”, refere o dirigente, enaltecendo ser o clube que actualmente “gere toda a sede” social, abrindo-a à população e realizando vários eventos, de que a Passagem de Ano foi um dos últimos exemplos.

Angariar apoios financeiros para concretizar os propósitos “está a ser cada vez mais difícil, mas temos conseguido levar o barco até ao porto”.

Até às eleições previstas lá para o final do ano, Carlos Miguel (que responde com um “vamos ver” ao cenário de recandidatura) pretende manter a trajectória de crescimento, “continuar o que temos vindo a fazer e promover o clube o melhor possível”.

 

“Família Penelense”

A “família Penelense” vai juntar-se à mesa, no próximo dia 1, para comemorar os 87 anos do CDRP, num jantar que reúne associados, atletas, treinadores, dirigentes e amigos do clube.

“Estamos à espera de 100 pessoas, o mesmo número de 2019, para encher o salão da sede”, adianta o presidente da direcção, sublinhando que o repasto será confeccionado e servido por gente da própria colectividade que fomenta o movimento associativo.

As inscrições para a participação no evento podem ser feitas para os contactos 919063707 e 926755676, tendo o custo de 10 euros para sócios e 12 euros para não-sócios.

 

A dar cartas, literalmente

Para além do futebol, é à “sueca” que o CDR Penelense tem vindo ao longo dos anos da “dar cartas”. O pavilhão multiusos da vila acolhe, anualmente, largas centenas de jogadores para disputaram aquele que já foi considerado o mais importante torneio do mundo do popular jogo de cartas, com direito a constar do conhecido livro de recordes Guiness e transformando Penela na “capital mundial da sueca”.

O torneio, que teve como grande mentor, há quase duas décadas, José Lopes Simões e já chegou a reunir mais de 800 jogadores, também sofreu recentemente com a instabilidade directiva do clube. Reergueu-se e o propósito é continuar a fazer dele uma das “marcas” da agremiação penelense.

O CDRP Penelense tem ainda como secção autónoma o Núcleo de Veteranos, actualmente liderado por João Horta, que junta antigos futebolistas do clube e participa regularmente, desde há quase década e meia, em jogos e torneios com outras “velhas glórias”.

LUÍS CARLOS MELO

Créditos da foto: João Horta


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM