4 de Novembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Centro da aldeia de Grocinas vai ser requalificado

11 de Janeiro 2020

O espaço urbano central da aldeia das Grocinas, na freguesia de Cumeeira, vai ser requalificado, depois da proposta tendo em vista esse fim ter sido a mais votada no Orçamento Participativo (OP) de Penela 2019.

O projecto vencedor, com quase 42% por votos, visa a requalificação do centro daquela aldeia, permitindo melhorar o espaço frontal à capela e requalificação do mesmo, com a criação de um jardim, um espaço de lazer e uma área de apoio a eventos.

“Com a desertificação galopante que se verifica nas aldeias é importante criar nas mesmas espaços de encontro das pessoas e da dinamização das comunidades. Estes espaços tornam-se tertúlias onde as pessoas, sobretudo os mais idosos, podem conviver e discutir problemáticas da aldeia e da freguesia”, sustentam os promotores, liderados pela Associação Cultural e Recreativa das Grocinas.

O valor da intervenção está estimado em 30.750 euros e o projecto, totalmente financiado no âmbito do OP, consiste na aquisição de terreno e custos associados, escavação do terreno e demolição das construções existentes, transporte a vazadouro licenciado das demolições, execução da estrutura dos edifícios e dos respectivos pavimentos, paredes e tectos dos edifícios, bem como os arranjos exteriores.

Os custos de funcionamento e as operações de manutenção serão suportados por aquela associação.

 

Casa segura

A proposta “Casa Segura – Crianças Protegidas Adultos Seguros”, que conseguiu o segundo lugar na votação (23%) do OP 2019, pretende criar “uma estrutura física com condições específicas, concretamente uma casa com as características mais representativas das condições domésticas em que habitam os nossos cidadãos. Esta será uma estrutura que permitirá aos Bombeiros Voluntários de Penela responder às solicitações com maior capacidade, tanto em termos de número de crianças e jovens a quem se dirige, como na especificidade de recursos onde aplicam a tecnicidade da prevenção e intervenção, nos diversos focos e riscos que existem no contexto doméstico, presentes no dia-a-dia e nas respectivas rotinas do quotidiano aos quais todos estão sujeitos, devendo agir para os evitar e intervir para os controlar e debelar”, refere na memória descritiva a promotora Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penela.

Este projecto, no valor de 45.500 euros, será financiado parcialmente (39.250 euros) atendendo a que a dotação financeira destinada ao OP é de 70.000 euros e a soma das duas propostas mais votadas ultrapassa o orçamento definido.

A votação estiveram ainda os projectos “Música em Movimento” (16,3%), Requalificação da antiga escola primária de São Sebastião (16,3%) e “Espaço-Convívio da Aldeia da Cabeça Redonda” (2,2%).

O Município de Penela congratulou “todos os participantes que estiveram envolvidos no movimento do orçamento participativo e desta forma demonstraram o seu elevado sentido de cidadania e de participação democrática”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM