Após uma semana extra de portas abertas para compensar o encerramento forçado de cinco dias, motivado pela destruição causada pelo mau tempo, o presépio animado no castelo de Penela chega ao fim amanhã.
Recorde-se que as condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir nos dias 20 e 21 de Dezembro causaram danos significativos na tenda que acolhe o presépio e obrigaram a uma interrupção nas visitas, uma vez que a organização não conseguiu garantir, durante esse período, uma visita segura e confortável, mantendo aberto ao público, no entanto, sem quaisquer restrições, o Presépio Tradicional do Espinhal e o Museu do Rabaçal.
“Apesar desta condicionante, conseguimos até ao passado fim-de-semana ter um número de visitantes que, se descontarmos os que nos visitaram em 2018 no período em que agora estivemos encerrados, ficámos em linha com os números do ano anterior”, salienta o presidente da Câmara de Penela, Luís Matias, sustentando que “se não tivéssemos fechado aqueles dias, ao ritmo de afluência que estávamos a ter, o número de visitantes de 2019 seria muito próximo ou até superior ao de 2018”.
O autarca lembra que o presépio esteve impedido de receber visitas justamente no período de maior afluência, ou seja, nos dias que antecedem o Natal.
A ocorrência merece uma avaliação da autarquia no sentido de “diminuir todos os riscos associados a este tipo de infra-estruturas”, uma tenda com cerca de 1.000 metros quadrados instalada num local elevado, no entanto, não faz repensar a continuidade do evento nos próximos anos, “antes pelo contrário”. “A nossa vontade e o esforço que fizemos para voltar a abrir o Penela Presépio revela a determinação e o compromisso em que continue, porque está demonstrado que é muito importante para a economia local”, realça o presidente da Câmara.
Manter o presépio animado aberto mais uma semana “não compensa os dias que estivemos encerrados”, reconhece Luís Matias, mas sempre é mais uma oportunidade para uma visita a Penela.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM