A Câmara Municipal de Ansião aprovou por unanimidade o programa funcional do Mountain Club Moinhos de Sicó e as respectivas propostas de intervenção, que incluem a criação de sete “valências/ ofertas integradas”. Este projecto, que representa um investimento superior a meio milhão de euros e está à espera de financiamento do Programa Valorizar, vem no seguimento da “estratégia de promoção turística e de projecção do território”.
Segundo a autarquia, o conceito, o modelo de negócio e o programa funcional para a criação do Mountain Club Moinhos de Sicó foram definidos de acordo com os resultados de estudos contratados para esse efeito. Assim, a proposta passa por uma “intervenção física” assente em sete “valências/ ofertas integradas”.
Destas fazem parte um “clubhouse”, ou seja, um espaço de apoio, serviço e zonas de estar confortáveis, que abrange também uma zona de de restauração/ bar.
O Mountain Club prevê igualmente um espaço para autocaravanas, denominado “Varandas de Pousaflores”, que será composto por 15 alvéolos privados (expansível a 20). Além disso, está prevista a instalação de uma estação de descarga e lavagem de equipamentos sanitários das autocaravanas. Para complementar o parque de autocaravanas, estão ainda projectadas duas pequenas zonas de glamping, que serão equipadas e exploradas em regime de concessão.
Este novo projecto de valorização turística incluirá também dois espaços expositivos. O primeiro, Expo “Moinhos do Mundo”, pretende “enquadrar os moinhos de Sicó na rede mundial de moinhos”, proporcionando aos visitantes uma “abordagem didáctica à molinologia”. O segundo espaço propõe mostrar o “Ciclo do Pão” através da visitação do moinho e da confecção do pão, acrescentando assim “novas áreas expositivas e potenciando a dinâmica cultural” do território.
A estas valências do Mountain Club Moinhos de Sicó juntam-se outros equipamentos completares de lazer (piscina, terraço panorâmico e padel sports zone), que vêm valorizar ainda mais este empreendimento.
De referir que o projecto representa um investimento total perto de 586.650 euros, para o qual o município espera obter um financiamento máximo de 300.000 euros, no âmbito do Programa Valorizar, ao qual foi apresentada candidatura.
O vereador do PSD, Jorge Cancelinha, reconhece a “valia deste projecto” e encara-o como “uma boa oportunidade para promoção do território”, todavia alertou para o facto de o município ter de suportar cerca de metade do valor de investimento, alegando que “aparenta ser algo reduzido face ao conjunto de infra-estruturas e equipamentos planeados”.
Por sua vez, o vereador socialista, Jorge Fernandes, realçou que o Mountain Club Moinhos de Sicó “vai ao encontro da estratégia de promoção turística e de projecção do território definida pelo executivo”, uma vez que apresenta “um conjunto de valências passíveis de atrair mais turistas a esta zona do interior do país e a uma serra com paisagens exuberantes, promovendo um turismo de permanência e não apenas uma passagem esporádica ou espontânea”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM