18 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Feira dos Pinhões volta a promover cultura local e produtos regionais

23 de Janeiro 2020

O pinhão tem encontro marcado com as gentes ansianenses este fim-de-semana (25 e 26) num evento que conjuga produtos endógenos, artesanato, teatro, folclore, desfile associativo e o programa televisivo “Somos Portugal”. Falamos da centenária Feira dos Pinhões que volta a transformar o espaço em torno da Praça do Município numa grande montra que ostenta o que de melhor se faz na região de Sicó. Um cartaz de animação pautado pela riqueza e identidade das tradições completa o certame, que pretende promover o concelho e atrair milhares de pessoas ao território.

“A Feira dos Pinhões é de extrema importância na afirmação do território e na valorização e promoção dos nossos produtos”, realça o presidente da autarquia, recordando que o certame, que conta com mais de trezentos anos, “tem sido, desde tempos idos, um importante local de encontro para as gentes desta região”. Por isso, a Câmara Municipal continua a aposta na “manutenção e afirmação de uma tradição secular”, que nos últimos anos se reinventou “com novas formas de promoção e de maior visibilidade através da animação do programa televisivo Somos Portugal”. “Mas a essência e a genuinidade da feira continuam a emprestar-lhe a fama e a áurea que já vem de longe”.

Para António José Domingues, esta é uma “feira de grande tradição e costumes locais, com ligação intrínseca à terra e ao mundo rural”, todavia “deverá haver sempre a oportunidade e o sonho de a melhorar”, sem estragar aquilo que é mais genuíno e singular. E actualmente “não temos ainda reunidas as condições de espaço para pensarmos em alargá-la a outras actividades do mundo rural”, mas “a seu tempo pensaremos e idealizaremos essa perspectiva”.

Para já, a aposta é na continuidade das várias vertentes que têm feito deste certame um sucesso. E o desfile associativo é um deles, o qual foi introduzido por este executivo com o intuito de “trazer à Feira dos Pinhões toda a dinâmica cultural, desportiva e associativa que faz mover o concelho”. Afinal, “uma feira centenária com esta tradição tem de contar com todos e ser para todos”.

Neste sentido, “esta foi uma aposta ganha”, considera o autarca, argumentando que “a presença do movimento associativo engrandece o certame e valoriza, também, o nosso movimento associativo”.

Por sua vez, o programa da TVI “Somos Portugal” veio valorizar a feira, uma vez que “conferiu-lhe uma maior divulgação”, possibilitando atravessar as fronteiras do território e da região, levando um pouco do concelho aos milhares de ansianenses espalhados pelo mundo e não só.

Já no que toca a esta edição, o edil tem “uma grande expectativa”, a qual será ainda maior se as condições meteorológicas forem favoráveis, dado que “a Centenária Feira dos Pinhões está enraizada na nossa cultura e na nossa tradição, e são muitos os que ano após ano nos visitam e assim ajudam a promover este certame”.

De referir que a Feira dos Pinhões representa um investimento que ronda os 40.000 euros, dos quais “a verba maior se destina a suportar os gastos com o programa Somos Portugal”, cujos custos são de alojamento, refeições e material necessário à montagem do espectáculo, palco e geradores ascende a cerca de 15.000 euros. Depois temos os gastos com iluminação, aluguer de pavilhões e publicidade, que ascendem a cerca de 23.000 euros, além das despesas com alimentação das associações, segurança, animação de rua e promoção do evento. “É um investimento que entendemos ter retorno na medida em que atrai milhares de pessoas a Ansião”, conclui o edil.

 

Celebrar as tradições seculares

E parece que este fim-de-semana (25 e 26) a vila de Ansião está em festa para celebrar as tradições seculares das suas gentes. Durante dois dias, a Praça do Município de Ansião e as ruas adjacentes enchem-se de expositores (cerca de 80 stands) que trazem consigo os produtos endógenos da sub-região de Sicó, com destaque para o pinhão. E “são muitas as vendedeiras de pinhões que, ano após ano, algumas há largos anos, nos visitam por ocasião da nossa feira”, refere António José Domingues, adiantando que este ano, um pouco de toda a região, serão cerca de duas dezenas de vendedeiras de pinhões que estarão a vender os seus produtos este fim-de-semana, garantindo que esta é “uma tradição que vai passando de geração em geração”.

Aos aromas e sabores regionais junta-se um programa diversificado de animação cultural, que arranca logo na manhã deste sábado (25), com uma arruada pelo grupo de gaiteiros ansianenses Ca’gaita, que desperta a vila anunciando o início das actividades. Ainda de manhã, a Biblioteca Municipal será palco do espectáculo de marionetas tradicional português “Teatro Dom Roberto”.

Para o início da tarde (15h00) está reservada a sessão de abertura do evento, que acontece no Salão Nobre dos Paços do Concelho com a presença de figuras relevantes da política e da cultura do concelho, da região e do país. Entre as quais o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, que preside à sessão. Tal presença é um “orgulho” para o presidente da Câmara, “não só pela pasta que ocupa e que muito tem que ver também com este certame, mas porque é um ex-autarca e conhece bem a realidade do país e o trabalho que todos os autarcas realizam na tentativa de valorizar os seus territórios e promover o seu desenvolvimento”.

Já a animação de rua prossegue com os Charanga Amigos da Rambóia e um momento de folclore com o Rancho Infantil das Serras de Ansião e o Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada, ambos do concelho de Ansião.

A programação continua à noite no Centro Cultural de Ansião, onde o grupo de Teatro Vitrine de Fafe trará à cena a peça “Era uma vez no futuro”, marcando o arranque das Jornadas Teatrais de 2020, uma iniciativa cultural da autarquia que, pelo terceiro ano consecutivo traz a palco, no último sábado de cada mês, um espectáculo teatral.

As actividades de domingo (26) começam com desporto, numa caminhada organizada pela Associação Cultural e Social da Lagarteira “Os Amigos” e integrada na 21.ª edição dos Jogos Desportivos do Concelho de Ansião.

A animação da tarde ficará a cargo da TVI, que mais uma vez emite o programa “Somos Portugal” a partir do recinto da Feira dos Pinhões, mostrando além-fronteiras alguns dos ex-líbris do concelho, como o seu corpo associativo, que marcará presença num desfile em directo.

Enfim, “uma das tradições seculares das gentes ansianenses” invade a vila sede de concelho, provando que a Centenária Feira dos Pinhões continua a ser “uma marca muito forte na identidade de um povo e de uma terra ricos em saberes ancestrais”, realça a autarquia, reconhecendo a capacidade destas gentes em “preservar os seus mais ricos usos e costumes, muitos deles ligados à mãe natureza e aos valiosos recursos que ela oferece”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM