A Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) completou, no passado domingo (19), cinco anos ao serviço na vila do Avelar, concelho de Ansião.
Sediada no Hospital Nossa Senhora da Guia, em Avelar, esta ambulância tem por missão prestar cuidados de saúde diferenciados em contexto de emergência pré-hospitalar, sendo activada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Coimbra.
Apesar de estar sediada no Avelar, a sua área de actuação vai muito mais além, abrangendo os concelhos de Ansião, Penela, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande, Góis (freguesia de Álvares), Pampilhosa da Serra e Sertã, onde se desloca em conjunto com os bombeiros locais.
A tripulação é composta por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar (TEPH), que são responsáveis pela melhoria dos cuidados prestados à população em ambiente pré-hospitalar.
Ao nível dos recursos técnicos, esta viatura tem a carga de uma ambulância de emergência comum, acrescida de diversos fármacos, um monitor-desfibrilhador, ventilador, entre outros equipamentos que permitem o desempenho da sua função. O equipamento das SIV permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais.
De referir que durante o ano de 2019 a SIV do Avelar teve mais de 1.000 ocorrências.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM