22 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Vieira de Leiria: Cinco homens identificados por captura ilegal de meixão

27 de Dezembro 2019

Cinco homens, com idades compreendidas entre os 34 e 59 anos, foram identificados, ontem, pelas autoridades, por suspeita de captura de meixão, no Rio Lis, em Vieira de Leiria, informou hoje o Comando Territorial de Leiria.

No âmbito de uma acção de fiscalização à captura ilegal de meixão, militares Núcleo de Protecção do Ambiente de Leiria e Posto Territorial de Vieira de Leiria da GNR identificaram os indivíduos por suspeita de pesca de meixão ilegalmente, através do manuseamento de artes de pesca, denominadas por “capinete ou arca”. Na acção foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 1.151 gramas de meixão.

De acordo com a GNR, a enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução do número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

“O meixão apreendido, no mercado final (países europeus e asiáticos), poderia atingir um valor de cerca de 1.500 euros”, salienta uma nota da Comando Territorial de Leiria, adiantando que o pescado apreendido, “por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM