23 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Valada volta a ser “aldeia eco-Natal”

6 de Dezembro 2019

Valada, na União das Freguesias de Gesteira e Brunhós, volta este ano a “vestir-se” de aldeia eco-Natal repetindo a iniciativa de 2018 de construir o presépio e outras decorações da época festiva com material reciclável.

“Gostámos da experiência e vamos continuar, pois o balanço que fizemos do ano passado é muito positivo. Para a aldeia que somos, com poucos habitantes e para a nossa localização geográfica, correu muito bem, embora, naturalmente, esperamos sempre que venham mais gente”, afirma Muriela Neves, do grupo Amigos da Valada, que dinamiza o evento a iniciar este sábado (7) e a estender-se até 5 de Janeiro.

As novidades na edição deste ano passam por uma nova árvore de Natal, “mais trabalhosa, mas feita na mesma com, ainda mais, garrafas de plástico”, no largo da aldeia, que acolherá igualmente, além de outras decorações (ecológicas) da quadra, quatro novos cenários com figuras construídas também com materiais recicláveis, desde garrafas e garrafões de água até roupas velhas que aquelas gentes foram buscar às arcas e armários.

“Vamos ter um casal de padeiros e o respectivo forno a lenha, um ferreiro, o pastor, a lavadeira e porqueiro, em barraquinhas construídas para o efeito”, adianta Muriela Neves, sublinhando que estas novas figuras se juntam às duas dezenas que compõem o (eco)presépio que atrairá ao interior da capela.

A tarde do dia da abertura e todos os domingos seguintes terão animação musical com grupos do concelho de Soure. Na inauguração da iniciativa, este sábado, actua a mini-banda do Grupo Musical Gesteirense, seguindo-se o Rancho do Cercal (dia 15), Rancho Etnográfico de Samuel (22), Coro Sénior da Fundação Maria Luísa Ruas (29) e a fechar no dia 5 de Janeiro do novo ano, um grupo ainda a anunciar.

A par da animação, não faltará um espaço para a doçaria tradicional do Natal e “este ano vamos apostar igualmente numa sopa diferente todos os domingos para aconchegar o estômago e também chamar mais pessoas”. As receitas obtidas com a venda destes produtos reverterão para as necessárias obras a realizar na Associação Recreativa e Cultural de Valada, depois de no ano passado terem permitido comprar um novo roupeiro para a capela.

“Este projecto é o nosso orgulho, o nosso trabalho. Andamos há três meses, todos os dias, todos juntos a tratar dele e todas as pessoas estão muito satisfeitas com o que se faz e o que se apresenta aos visitantes”, salienta Muriela, uma das cerca de seis dezenas de habitantes da povoação, confiante no êxito da iniciativa, que entusiasma as gentes da terra e é também “uma forma de haver algum convívio”.

A “aldeia eco-Natal” pode ser visitada todos os dias, até porque, apesar de durante a semana a capela estar fechada, “há sempre alguém por perto com a chave para abrir a porta” aos interessados em ver o presépio ‘reciclado’.

A União das Freguesias de Gesteira e Brunhós e a Câmara Municipal de Soure apoiam a iniciativa, à qual se associou também este ano a Associação Recreativa e Cultural de Valada.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM