21 de Janeiro de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela:Casimiro Simões apresenta obra dedicada a António Arnaut e Louzã Henriques

13 de Dezembro 2019

O jornalista e escritor Casimiro Simões apresenta amanhã, pelas 16h00, na Igreja da Misericórdia de Penela, o seu último livro especialmente dedicado a dois ilustres cidadãos que lutaram pela instauração da democracia em Portugal, António Arnaut e Louzã Henriques, falecidos em 2018 e 2019, respectivamente. A apresentação da obra “Pessoas, Pensamentos e Palavras” (PPP) está integrada na programação do Penela Presépio.

“Pessoas, Pensamentos e Palavras” é uma selecção de histórias verdadeiras e várias de ficção, entre inéditas ou já editadas em livros e outras publicações, com destaque para os jornais Campeão das Províncias, Diário As Beiras, Notícias de Coimbra, Trevim e o extinto Jornal de Coimbra. Há também textos sobre jornalismo, liberdade de expressão e de imprensa e política internacional.

Com os últimos, Casimiro Simões satiriza, por exemplo, a relação do Reino Unido com Portugal e a União Europeia, a situação no Brasil e nos Estados Unidos da América, com a ascensão de Bolsonaro e Trump ao poder.

O livro inclui 70 textos, entre crónicas, contos, sátiras e outras ficções, nos quais o antigo director do jornal Trevim, da Lousã, evoca dezenas de figuras, umas públicas e outras menos conhecidas, maioritariamente ligadas à região. Entre essas prosas, estão várias evocações do advogado e escritor António Arnaut, natural de Penela, que há 40 anos foi o principal obreiro do Serviço Nacional de Saúde.

O livro inclui ainda um conto de Natal inspirado no Penela Presépio e na realidade do concelho, intitulado “O presépio de luz do moleiro enfarinhado”, que será lido na sessão.

Concebida pela jovem artista gráfica Mariana Domingos, da Lousã, a capa conta com contributos na fotografia da grega Georgia Bounia, bem como de Luís Garção Nunes e Fernando Moura.

De referir que o jornalista Casimiro Simões é natural de Casal dos Rios, concelho da Lousã, e acaba de completar 30 anos de actividade profissional ao serviço da Agência Lusa na Região Centro.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com