21 de Janeiro de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Miranda do Corvo transforma antigas escolas primárias em espaços polivalentes

13 de Dezembro 2019

O município de Miranda do Corvo está a recuperar duas escolas primárias desactivadas na freguesia de Vila Nova para as colocar ao serviço de diversas actividades, num investimento de 120.000 euros.

“Estes são edifícios com forte vínculo emocional à comunidade e o objectivo é refuncionalizá-los e colocá-los ao serviço da população”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Miguel Baptista, salientando que tratar-se de “espaços polivalentes para albergar diversas actividades ligadas ao turismo, à natureza e à cultura”.

Segundo o autarca, o objectivo é transformar as antigas escolas “em espaços âncora para a fixação da população nas suas aldeias com especial sentido comunitário”.

A antiga escola primária de Vila Flor, que já se encontra em fase mais adiantada de obra, vai ficar preparada para que, segundo a autarquia, “se possa utilizá-la para inúmeras actividades ligadas ao turismo, à natureza e até em iniciativas dos habitantes da aldeia”.

De acordo com Miguel Baptista, “a reabilitação do estabelecimento de ensino vai ajudar a potenciar outros equipamentos existentes na zona, como, por exemplo, o Centro de Estágio e Trail Running ou os percursos pedestres”.

“Dada a proximidade do edifício aos Caminhos de Fátima, permitirá também que o espaço possa ser usado como ponto de apoio aos peregrinos e caminhantes”, adiantou o autarca.

Na parte mais alta do concelho, também na freguesia de Vila Nova, a autarquia prepara-se para avançar com a requalificação da antiga escola primária do Torno, com o objectivo de albergar actividades ligadas ao turismo na serra, culturais, estudo, lazer e comunitárias.

A reabilitação do estabelecimento de ensino vai permitir “a utilização de pessoas com mobilidade condicionada, estando prevista a construção de uma rampa de acesso”.

Uma das novidades do projecto é a criação de uma pequena copa de apoio e o arranjo da antiga sala de aula para fazer um espaço polivalente.

“Será um edifício preparado para inúmeras actividades”, garante a autarquia de Miranda do Corvo.

As duas intervenções, inseridas numa candidatura a fundos comunitários, representam um investimento de cerca de 120 mil euros, comparticipado em 85% pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020).

“A Câmara Municipal ambiciona requalificar mais escolas noutras freguesias do concelho, que não estejam a ser utilizadas, assim que surjam mais oportunidades de candidatura para esses investimentos”, sublinhou o autarca Miguel Baptista.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com