5 de Agosto de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Incêndios: Região de Coimbra prepara sistema de videovigilância

12 de Dezembro 2019

As comunidades intermunicipais Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra anunciaram hoje estar a preparar a implementação de um Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, aquelas duas regiões vizinhas explicam que este sistema “visa contribuir para a detecção precoce dos incêndios e para o despacho rápido dos meios de combate, para além da definição de estratégias de combate e de apoio à decisão”.

“O objectivo geral do projecto apoiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso dos Recursos (POSEUR), Fundo de Coesão e Portugal 2020, submetido no âmbito de uma parceria entre ambas as Comunidades Intermunicipais, centra-se na instalação de uma rede de 37 torres de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais com abrangência nos 33 municípios, num investimento total de 3,8 milhões de euros”, refere a nota de imprensa.

As duas comunidades da região Centro dizem ainda que se espera uma “cobertura adequada de ambos os territórios, tendo em consideração as áreas de maior risco, as zonas sombra e as áreas com maior histórico de incêndios florestais, de forma a desenvolver uma estratégia supramunicipal que permita minimizar os impactos dos incêndios florestais, potenciando os meios disponíveis para a sua vigilância, detecção e combate”.

“Com vista à preparação da implementação do referido sistema, decorreu no dia 06 de Dezembro de 2019 uma reunião no salão nobre da Câmara Municipal de Mortágua com o objectivo de proceder à apresentação dos locais definitivos para a instalação das torres, definidos com base num estudo realizado pelo Instituto Superior Técnico, de forma a possibilitar a abertura do procedimento de contratação pública para a aquisição do sistema”, dizem as comunidades.

Na referida reunião estiveram presentes os técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais de ambas as regiões, bem como responsáveis dos Comandos Distritais de Operações de Socorro, Guarda Nacional Republicana, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

A candidatura, elaborada pelas duas comunidades, obteve parecer favorável da GNR e da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

LUSA

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS
Director: Lino Vinhal  |  Director-Adjunto: Luís Carlos Melo
Contacte-nos: 919 246 800 | 239 943 302
jornalterrasdesico@gmail.com

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com