Alunos da Escola Superior de Educação de Coimbra estiveram em Ansião, entre 24 de Outubro e 28 de Novembro, para conhecer e recolher testemunhos sobre hábitos gastronómicos do passado.
A iniciativa inseriu-se no âmbito do projecto de gastronomia regional “Histórias à Mesa” da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, promovido pelo Município de Ansião, que envolveu alunos dos cursos de Comunicação e Design Multimédia e de Animação Socioeducativa da Escola Superior de Educação de Coimbra, sob a coordenação da professora Rosário Campos.
“O projecto foi desenvolvido nas freguesias do concelho, onde, além dos testemunhos e memórias registados em entrevista a pessoas mais idosas, foram confeccionados alguns dos principais pratos típicos, que ainda hoje são ex-líbris do concelho – sopa de chícharo, borrego e cabrito, ‘o verde’, cacholada, arroz doce, bolo de noiva e merendeiras de azeite e açúcar”, refere uma nota da autarquia.
Esta viagem ao passado histórico-cultural do concelho incluiu também a visita ao património natural e edificado, como o Parque Ecológico Gramatinha-Ariques, a Quinta de Cima, em Chão de Couce, a Igreja da Misericórdia de Ansião, o Centro Etnográfico de Alvorge e a Casa-Museu dos Fósseis de Sicó, na Granja.
De referir que Ansião foi o segundo concelho a desenvolver este projecto de valorização do património gastronómico, enquanto município integrante da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM