5 de Agosto de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Centro Qualifica da ETP Sicó “supera todos os indicadores”

13 de Dezembro 2019

O Centro Qualifica da ETP Sicó está a “superar todos os indicadores monitorizados pela Agência Nacional para a Qualificação Profissional [ANQP]”. A revelação foi feita ontem pelo director geral daquela entidade, Fernando Inácio Medeiros, na abertura do Encontro de Centros Qualifica que juntou em Ansião cerca de 129 profissionais em representação de perto de três dezenas de centros das comunidades intermunicipais Médio Tejo, Oeste, Região de Coimbra e Região de Leiria.

“O Centro Qualifica da ETP Sicó fixou uma meta ambiciosa de 1.755 inscritos, para o período de 1 de Outubro de 2018 a 31 de Dezembro de 2020, com 948 adultos encaminhados para processos de RVCC [Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências], estando actualmente a superar todos os indicadores monitorizados pela ANQP”, enfatizou Fernando Inácio Medeiros, evidenciando que tais resultados “atestam com distinção” o papel assumido pela entidade que dirige de “desenvolver esta região na área da formação e qualificação profissional de jovens e adultos”.

Por isso, diz-se “orgulhoso da nossa dinâmica”, que “contribui fortemente para a economia local”, uma vez que “responde às necessidades de desenvolvimento local e regional, pela qualificação de recursos humanos, indispensáveis à modernização do tecido económico e social”.

O dirigente destacou ainda que “a ETP Sicó é claramente o maior empregador de mão-de-obra qualificada da nossa região, integrando diariamente e directamente cerca de 80 colaboradores, na sua grande maioria professores e formadores”.

Tais factos comprovam que este é um “projecto integrador e aglutinador dos mais diversos interesses dos nossos jovens e adultos”, daí ser “constantemente apontada como uma instituição de referência”, que “apresenta uma oferta formativa diversificada e bem-sucedida quer para jovens, quer para adultos e activos”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, “esta estratégia de formação e qualificação de adultos é muito importante”, sobretudo numa altura em que o “desafio” passa por “superar a qualificação e a formação dos nossos adultos, preparando-os para novos desafios futuros de modernidade”, que contribuam para “melhorar a sua capacidade de empregabilidade” e, ao mesmo tempo, “engrandecer as nossas comunidades e regiões”.

Nesse sentido, “é fundamental o trabalho desenvolvido por estes Centros Qualifica” para contrariar os “dados de 2016, que apontavam que metade da nossa população entre os 24 e os 65 anos possuía qualificações ao nível do 9.º ano”, concluiu o autarca.

CARINA GONÇALVES

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS
Director: Lino Vinhal  |  Director-Adjunto: Luís Carlos Melo
Contacte-nos: 919 246 800 | 239 943 302
jornalterrasdesico@gmail.com

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com