12 de Dezembro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Avelar avança com projecto intergeracional “Nós e (A)vós”

3 de Dezembro 2019

A freguesia do Avelar tem no terreno, desde sábado (30 de Novembro), um projecto intergeracional que se propõe combater o isolamento dos idosos, desafiando os jovens a fazer voluntariado para ajudar as pessoas com mais de 65 anos, sejam elas dependentes ou independentes.

“O projecto ‘Nós e (A)vós’ tem alguns objectivos estratégicos que passam por combater o isolamento social dos idosos, combater a solidão na velhice e formar futuros adultos com valores de solidariedade e despertos para as etapas do envelhecimento”, explicou Fernando Inácio Medeiros, director geral da ETP Sicó, entidade promotora da iniciativa que conta como investidores sociais a Junta de Freguesia do Avelar e a empresa Leca Portugal.

O programa associado à aplicação do projecto “Nós e (A)vós” foi aprovado com uma componente financeira no valor total de 72.080,98 euros, que serão financiados pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE) e pelos dois investidores sociais, cabendo à Junta de Freguesia do Avelar comparticipar o projecto com 11.000 euros e à Leca Portugal com 10.624,29 euros.

Este projecto, que surge como uma iniciativa de Inovação Social, terá a duração de 36 meses (três anos), durante os quais se pretende “apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário”, que “permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de actividades distribuídas ao longo de cada uma das 124 semanas em que o projecto se vai desenvolver, sempre que possível orientadas por alunos oriundos dos nossos cursos profissionais, mas também por outros profissionais e especialistas de várias áreas”, adiantou Fernando Inácio Medeiros.

O também presidente da Junta de Freguesia do Avelar revelou ainda que esta era também “uma preocupação do nosso território”, que está “cada vez mais envelhecido”. Afinal o “Avelar tem uma população de cerca de 2.600 habitantes, dos quais mais de 25% são pessoas com mais de 65 anos”. Esta realidade obriga o executivo a “olhar para esta faixa etária de outra forma”, tentando “encontrar soluções” que vão de encontro às suas necessidades e gostos.

Por sua vez, a representante da Leca Portugal, Cristina Freire, frisou que este é mais um “contributo social para a comunidade em que se insere” a fábrica, que no próximo ano comemora 50 anos, pelo que seria “interessante integrar o projecto na comemoração do nosso 50.º aniversário”.

Finalmente, o secretário da Junta de Freguesia, Pedro Silva,afirmou que “abraçámos o projecto com seis braços”, porque “entendemos que vai ao encontro de uma necessidade premente”, referindo-se à “proximidade com as pessoas”, especialmente os idosos, que são a franja da sociedade mais carente em termos de apoio.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com