12 de Dezembro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal investe 5,3 milhões de euros em equipamentos do 1.º ciclo

8 de Novembro 2019

O município de Pombal vai avançar muito em breve com um investimento de 5,3 milhões de euros em equipamentos escolares do 1.º ciclo, anunciou hoje o presidente da Câmara, Diogo Mateus.

O autarca, que falava na sessão de abertura do Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, disse que a Câmara vai construir novos centros escolares na Guia e Vila Cã e a nova escola da Pelariga, e efectuar a requalificação de pequenas escolas.

“Está tudo em concurso ou adjudicado e a última a abrir será a da nova escola da Pelariga”, disse Diogo Mateus, sublinhando que se trata de uma “grande aposta das comunidades”.

Para Diogo Mateus, Pombal tem de estar “na linha da frente, porque a população requer esta atenção e a Câmara tem de ter este processo bem concluído e muito amadurecido para que, quando chegarem as novas competência do 2.º, 3.º ciclo e secundário, se tenha o 1.º ciclo bem resolvido para se desempenhar as competências da mesma maneira”.

Sobre as metas na área da educação, o presidente do município de Pombal pretende cruzar objectivos com as escolas, “promovendo a participação da comunidade em torno do projecto educativo, a qualidade da formação e educação, o sucesso escolar e combatendo o abandono precoce”.

O autarca pretende ainda criar “sinergias das comunidades à volta dos projectos educativos para consolidar as parcerias a nível municipal e depois as práticas que aqui são partilhadas por todos das cidades inovadores”.

“Assumimo-nos não só como cidade, mas como município inovador, valorizando as dinâmicas que temos e promovendo as articulações entre todas, articulando bem a rede da oferta formativa em função dos vários contextos e necessidades do concelho”, frisou.

Para o presidente da autarquia, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras “é um fórum importantíssimo para se trocar experiências”.

“E para perceber o que cada um está a fazer para afinarmos metodologias, estratégias e ouvir outras opiniões e projectos de outros municípios em áreas em que partilhamos todos os mesmos problemas”

“Com estes encontros ganhamos horas de estudo, anos de avanço, porque há sempre alguém que fez algumas destas coisas melhor do que nós e nos indica muito bem o caminho que pode ser seguido”, salientou Diogo Mateus.

Pombal é um dos 79 municípios do país que integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com