O programa municipal de potenciação do sucesso escolar, que está a ser implementado nas escolas do concelho de Pombal há seis anos, já está a dar resultados. “Das 119 crianças que tiveram intervenção no 1.º ciclo, só oito alunos é que necessitaram de intervenção no 5.º ano de escolaridade”, realçou ontem a vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cabral, constatando que estes resultados são “uma evidência para continuarmos a trilhar estes passos no futuro”. A autarca falava na sessão de apresentação dos recursos pedagógicos da actividade “Sucesso + Activo – Educação para a Saúde”, que faz parte do Plano Inovador Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM-RL), que arranca este ano lectivo e será um complemento ao programa municipal já em funcionamento.
“Este é um programa que intervém essencialmente na escola, nos alunos, na família e no território”, fazendo “uma intervenção centrada no aluno para combater as dificuldades de aprendizagem, as situações de abandono e absentismo escolar e os comportamentos sócio-motivacionais”, explicou Ana Cabral, elogiando o “empenho de todos os docentes e educadores” e o “trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar”, constituída por três mediadoras (uma socióloga, uma psicóloga e uma docente do primeiro ciclo), às quais se juntam mais uma psicóloga e duas terapeutas da fala.
Este trabalho iniciou com o “rastreio universal a todas as crianças que entraram no 1.º ano de escolaridade no nosso concelho, cujos pais autorizaram”, sustentou a vereadora, evidenciando que “notámos desde o primeiro ano uma confiança acrescida dos pais e um reconhecimento nesta metodologia”, aplicada a “cerca de 90% dos alunos”.
O programa foi estendido ao 2.º ciclo no ano passado, com a passagem dos primeiros alunos intervencionados para o 5.º ano de escolaridade, adiantou a autarca, referindo que destes estão a ser acompanhados 45 alunos que transitaram para o 6.º ano. Já no 5.º ano está a ser feito o rastreio.
Salientando que “a educação é de facto a melhor forma de mudar o mundo”, Ana Cabral considera importante dar seguimento ao Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, que a partir deste ano será complementado com o Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela CIM-RL, que vai arrancar nos agrupamentos de escolas Gualdim Pais e da Guia.
Este Plano Integrado vai disponibilizar um conjunto de “recursos que foram criados para os diversos níveis de ensino”, os quais “a partir de agora estarão ao dispor de todos”, sublinhou o presidente da Câmara, Diogo Mateus, enaltecendo que os respectivos “conteúdos reflectem a experiência de docentes, educadores, técnicos e cidadãos”.
CARINA GONÇALVES
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM