A Câmara Municipal de Ansião prestou homenagem ao padre António Freire, poucos dias após a data que assinalou o 100.º aniversário do seu nascimento.
O Consultório da Memória Dr. Fernando Travassos foi o local escolhido para o Colóquio In Memoriam, com a participação da vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, e de Cláudia Santos, João Patrício e António Simões, naturais de Pousaflores, freguesia que viu nascer aquele que viria a tornar-se um ilustre ansianense.
A historiadora Cláudia Santos traçou o percurso da vida e da obra de uma “personalidade possante”, destacando o seu percurso académico riquíssimo e versátil, enquanto aluno e professor de diversas línguas, das clássicas às modernas, e a sua vasta bibliografia.
O professor e actor João Patrício dedicou um tributo ao “Cícero português” com o poema “O ponto mais alto”, alusivo à Serra da Portela, tendo partilhado alguns momentos que privou com o padre-doutor.
Por seu turno, o maestro António Simões inspirou os presentes com a leitura de passagens de textos do jesuíta, teólogo, académico, escritor e intelectual, realçando a máxima que ainda guarda na memória: “O homem que escreve nunca está só.”
Familiares, amigos, conhecidos e interessados participaram na sessão realizada na passada sexta-feira, homenageando quem “marcou todos aqueles com quem se cruzou”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM