20 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Complexo Monumental de Santiago da Guarda reabriu com novos atractivos

25 de Novembro 2019

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda tem, desde o passado sábado (23), novos motivos de visita. O “único monumento património nacional” do concelho de Ansião reabriu ao público com “um conjunto de conteúdos e recursos” que o “tornam mais atractivo”, na medida em que permitem aos visitantes interpretar aquele “importante património”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal.

“O projecto de musealização permitiu dotar o Complexo Monumental com um conjunto de conteúdos e recursos que valorizam este monumento, tornando-o mais atractivo para quem o visita”, afirmou António José Domingues, recordando que a intervenção deste “espaço único e exemplar”, no valor de aproximadamente 250.000 euros, veio no seguimento de uma candidatura apresentada pelo anterior executivo ao Centro 2020.

A implementação do projecto de musealização permite “abrir as portas, não do Complexo Monumental que têm estado abertas, mas as portas do conhecimento”, salientou a directora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, argumentando que a “interpretação de todo este património” torna-o “verdadeiramente acessível”. Afinal, foram introduzidos um conjunto de conteúdos e recursos que “tornam visíveis e inteligíveis as histórias por detrás de todas as pedras”, permitindo “descodificar” aquele património através de “linguagens tecnológicas e visuais”.

Mas este projecto não surge isolado. “Queremos aliar este espaço à valorização do território no eixo da romanização que vai desde Condeixa até Ansião”, sublinhou António José Domingues, recordando a intenção de “criar em Santiago da Guarda um centro do mosaico”, que possibilite transformar “Ansião numa escola viva e activa da valorização do mosaico romano”.

“E no âmbito da valorização do património, não vamos esquecer o arqueossítio do Carvalhal”, enfatizou o autarca, propondo “recuperar esse espaço e estabelecer alguma complementaridade ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda”.

Portanto, “queremos continuar a fazer o caminho da valorização do território, da cultura, das tradições e do património”, traçou o edil, revelando que o município criou recentemente “um mapa cultural do concelho” que apresenta os locais a visitar.

A representante do Turismo Centro de Portugal, Filomena Pinheiro, reconheceu “a ousadia e o empenho do Município de Ansião no âmbito da valorização e qualificação do seu território”, notando que “é visível o crescimento de Ansião”. E prova disso é que “a rota dos principais produtos turísticos” desenvolvidos pela entidade regional de turismo “passam pelo concelho”, realçou aquela responsável, referindo-se ao eixo da romanização, à rede de castelos e muralhas do Mondego e aos Caminhos de Santiago.

“Estas são apostas que têm vindo alavancar a marca do nosso território, assente na excelência, na genuinidade e, sobretudo, na diversidade deste destino turístico”, que “hoje fica mais rico porque tem mais um produto a juntar à sua oferta”, concluiu Filomena Pinheiro.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM