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Alvaiázere quer atingir “sucesso educativo pleno”

28 de Novembro 2019

Os professores e educadores das escolas do concelho de Alvaiázere têm desde ontem novos recursos pedagógicos que visam melhorar as práticas educativas e as aprendizagens dos alunos, com o objectivo de continuar a melhorar a qualidade do ensino e atingir um “sucesso educativo pleno”. Estes recursos surgem no âmbito da actividade “Sucesso + Activo – Educação para a Saúde”, que faz parte do Plano Inovador Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM-RL), que arranca este ano lectivo e será um complemento ao plano de acção estratégica que está a ser implementado no Agrupamento de Escolas de Alvaiázere desde 2016 com “elevados níveis de sucesso”.

“O Agrupamento de Escolas de Alvaiázere respondeu afirmativamente ao desafio lançado [pelo Governo] e apresentou um plano de acção estratégica assente em cinco medidas”, que foi implementado entre 2016 e 2018, recordou o director do Agrupamento de Escolas, José Peres, sublinhando que o plano foi “implementado com sucesso”, tendo registado no final do ano lectivo 2018/19 “elevados níveis de sucesso”.

Afinal, conseguiram atingir 100% de êxito em todos os níveis de ensino, excepto no 5.º e 12.º anos de escolaridade, onde não foram além dos 98% e 74% respectivamente.

“Depois de alcançar estes resultados, o desafio passa agora pela melhoria do processo de qualidade, ou seja, conseguir que os alunos transitem sem níveis negativos e com sucesso em todas as disciplinas. Portanto, um sucesso educativo pleno”, traçou José Peres, que à semelhança do que aconteceu no passado, também agora conta com “todos os professores e educadores” para atingir os novos objectivos propostos.

O Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, apresentado ontem em Alvaiázere, “vem de encontro à acção desenvolvida nesta área pelo nosso agrupamento”, cuja actividade “foi reconhecida” ontem na Figueira da Foz com a “atribuição do selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo”, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, salientou José Peres.

Portanto, “esta formação sobre os recursos pedagógicos vem dar resposta às necessidades sentidas nas escolas e enquadram-se na política que se pretende implementar no nosso agrupamento”, sustentou aquele responsável.

Por sua vez, a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Alvaiázere, Sílvia Lopes, evidenciou a “mais-valia” deste projecto que disponibiliza “um conjunto de recursos pedagógicos que serão utilizados por educadores e professores do 1.º ciclo”.

“Esta perspectiva da educação para a saúde e do processo educativo no seu todo é muito mais do que combater o insucesso”, frisou Ana Soledade, coordenadora do programa Like Saúde, adiantando que “o objectivo é que estes recursos possam dar mais algumas estratégias” para aplicar nas escolas.

CARINA GONÇALVES


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