16 de Março de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

“2018 foi um ano de crescimento” para as melhores empresas de Ansião

22 de Novembro 2019

As 10 melhores empresas do concelho de Ansião mantiveram em 2018 a tendência de crescimento de 2017, tanto em termos de facturação como de postos de trabalho. Estas são algumas das conclusões retiradas da análise do ranking das melhores empresas, que foram distinguidas pela Associação Empresarial de Ansião (AEDA), no passado dia 9 de Novembro, na Gala do Empresário. Durante esta iniciativa, integrada no IV Congresso Empresarial, foram também conhecidas as 50 maiores firmas.

“Analisando os dados dos últimos exercícios [2017 e 2018] das empresas de que dispomos de informação completa, concluímos que em 2018 houve um aumento significativo de 300.000 euros no que toca à facturação das empresas distinguidas”, revelou o presidente da AEDA, Hugo Bairrada, salientando que a Ascendi foi excluída do “top 10” das melhores empresas por não ter registado um crescimento positivo no volume de negócios.

A análise dos dados mostra que “2018 foi um ano de crescimento, mas inferior ao de 2017”, realçou aquele dirigente, referindo que “os lucros tiveram uma queda de 3,1%, quando em 2017 tinham aumentado 36,1%”.

Já no que se refere ao emprego, “estas empresas geraram 34 postos de trabalho (menos 100 do que em 2017)”, adiantou Hugo Bairrada, constatando que “os níveis de rentabilidade continuam excelentes”.

De acordo com aquele responsável, o tecido empresarial do concelho é composto “maioritariamente por micro e pequenas empresas”, com destaque para o sector da indústria, que “utiliza mão-de-obra intensiva, ocasionando uma produtividade pequena”. Quanto à produção, apenas 14,5% é destinado à exportação, “existindo cinco empresas que vendem mais de um milhão de euros fora do país”. Destas, destaque para a Auto Mecânica Alvorgense que ultrapassou a Friesen e é agora líder nas exportações.

Relativamente ao ranking das 10 melhores empresas, foram considerados seis indicadores: Valor Acrescentado Bruto (VAB), aumento de volume de negócios, rentabilidade dos capitais próprios, autonomia financeira, produtividade real (comparação entre o valor acrescentado bruto e o número de empregados) e geração de emprego. Analisados estes critérios, a Auto Mecânica Alvorgense foi considerada “a melhor das melhores” empresas do concelho, uma vez que conseguiu “pontuar em cinco dos seis critérios, sendo segunda em três deles”.

No ranking das melhores empresas seguem-se, respectivamente, a Labeto, Ferrus, Tecno-Pan, Partenop, Sicó Formação, Farmácia Medeiros, Farmácia Moniz Nogueira, Miranvias e Paumarc.

O presidente da autarquia, António José Domingues, reconheceu que “os empresários são uma parte importante da dinâmica e visibilidade do concelho de Ansião”, uma vez que eles “engrandecem o território” ao “gerar riqueza e emprego”, contribuindo assim para “a fixação de pessoas”.

Neste sentido, “a Câmara Municipal pode potenciar o crescimento e desenvolvimento do concelho, mas a afirmação do território também depende da dinâmica, criatividade e arrojo dos empresários”, enalteceu o autarca, evidenciando que Ansião “oferece algumas condições para a fixação de empresas”, “algumas vindas de fora, mas a grande maioria ainda são de filhos da terra”.

De referir que a Gala do Empresário realizou-se no âmbito do IV Congresso Empresarial, que durante a tarde apresentou vários painéis direccionados para as empresas, onde foram abordados temas como internacionalização, eficiência energética, qualificação, sistemas de incentivos e economia produtiva.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM