17 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

João Palmeiro

TERRAS DE SICÓ: superar desafios

18 de Outubro 2019

As minhas primeiras palavras são para a comunidade do jornal TERRAS DE SICÓ, leitores, anunciantes, jornalistas e outros trabalhadores, proprietários de um jornal que agora completa cinco anos.

A Imprensa Regional, hoje em pleno século XXI é, em Portugal, uma das mais promissoras actividades empresariais e com reconhecimento de interesse público.

A Imprensa Regional Portuguesa atravessou, nos últimos anos, um período de procura de identidade empresarial em que jornais como o TERRAS DE SICÓ tiveram um papel determinante.

Primeiro porque compreendeu o papel que tinha de desempenhar na sociedade de proximidade e que esse papel não se limitava a recolher, tratar e difundir notícias e percebeu que o seu equilíbrio residia, também, na valorização do que lhe estava próximo, passando para o mundo digital a oportunidade da expansão empresarial.

Nos próximos 20 anos, o jornal TERRAS DE SICÓ vai enfrentar uma Europa cada vez mais digital que vai proporcionar um aprofundamento das notícias de proximidade que trarão novos anunciantes e novos leitores.

Com o mundo cada vez mais próximo de nós e com cada vez mais cidadãos a procurarem informação credível, o jornal vai precisar de pensar no seu papel e no seu lugar no mundo digital, que prevejo híbrido na escolha do leitor entre a edição em papel e a busca de toda uma informação digital, desde a net até aos smartphones, tanto pelos mais velhos como pelos mais novos.

Como sou um optimista, acredito que a informação jornalística livre e autónoma continuará a desempenhar o seu papel de agregadora social, ajudando as gerações futuras a melhor se integrarem num mundo cada vez mais global, mas com escolhas sempre mais pessoais.

De que serviram os anos de Porte Pago se o jornal se tiver “esquecido” que tem de enfrentar os desafios da distribuição num mundo digital (imaterial)? De que terão servido milhares de incentivos comerciais se o jornal não os tiver sabido transferir para o comércio electrónico? Para que serviram toneladas de papel impresso se os leitores não percebem que podem escolher o canal, a forma como recebem o jornal?

Todas estas interrogações devem ser preocupações de hoje. Os próximos anos vão ser decisivos para que o TERRAS DE SICÓ seja uma marca de qualidade e interesse, uma memória viva das suas gentes portuguesas e das comunidades espalhadas pelo Mundo.

Muitos parabéns por mais um aniversário e conto com todos para superar os desafios do futuro.

 

* Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM