6 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Requalificação moderniza Jardim do Cardal mantendo elementos principais

10 de Outubro 2019

A Câmara Municipal de Pombal vai investir mais de meio milhão de euros na requalificação do Jardim do Cardal. As obras, que terão início na primeira semana de Novembro, pretendem valorizar e modernizar aquele “espaço nobre da cidade”, “sem comprometer os elementos e características originais”, garantiu o vice-presidente do Município, Pedro Murtinho, adiantando que o jardim terá ligação ao interface modal de transportes. O projecto é financiado a 85% por fundos comunitários.

A requalificação prevê “conciliar os aspectos positivos e históricos do jardim com a introdução de novos elementos”, de forma a “corrigir alguns problemas identificados”, explicou Catarina Viana, arquitecta paisagista responsável pelo projecto. Neste sentido, é intenção “manter os principais elementos”, nomeadamente a pérgola, o lago, o coreto e o corredor central. Afinal, “a organização do espaço não está errada, ela está certa”, por isso é que “o jardim continua a funcionar bem”.

Todavia, é importante melhorar estes elementos. Assim, “as áreas pavimentadas e verdes serão totalmente estruturadas com alguns elementos existentes e outros novos”.

No corredor central, o pavimento será substituído e serão “removidos alguns canteiros”, criando “condições privilegiadas para a realização de feiras, concertos e outros eventos”.

Também “a pérgola será para manter exactamente como está”, mas “as pedras serão requalificadas” e “a sua envolvente será reformulada, de forma a criar uma série de zonas verdes com uns bancos circundantes que potenciem a estadia neste espaço”.

O mesmo acontece com o estacionamento, que vai ser “redesenhado de forma a acrescentar mais alguns lugares”.

No projecto houve ainda a “preocupação de manter as zonas verdes e grande parte das árvores”, realçou Catarina Viana, adiantando que “apenas serão retiradas aquelas que não estão saudáveis e serão introduzidas novas árvores”.

Já no campo dos problemas identificados surge “o fim do jardim, que é um beco sem saída”, apontou a responsável pelo projecto. Mas esta é uma situação que será corrigida, uma vez que este projecto será complementado com o interface modal de transportes, a apresentar brevemente, revelou Pedro Murtinho, certo de que estes projectos, a par da requalificação da zona da Várzea, “vão elevar a cidade para um patamar de qualidade e modernidade”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM