Almagreira inaugurou, no passado dia 13 de Setembro, o novo Museu Etnográfico que se propõe preservar e divulgar a história recente do concelho de Pombal.
Este espaço museológico, que nasceu da vontade e do empenho da população local e, em particular do Grupo Folclórico e Etnográfico de Almagreira, funciona na antiga pré-primária de Almagreira, cedida para esse fim pelo Município de Pombal.
A adaptação do edifício para esta finalidade representou um investimento municipal superior a 57.825 euros e pretende dotar de um espaço mais digno este museu, fundado há exactamente 20 anos.
Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, destacou e enalteceu o trabalho de recolha e tratamento das peças que integram o espólio do museu, salientando a sua importância para a preservação da memória colectiva. O autarca realçou ainda que as memórias preservadas e divulgadas neste museu não são só da freguesia de Almagreira, mas fazem também parte da história recente do concelho, do país e mesmo da Europa.
“Os edifícios escolares são, eles próprios, parte da memória e da identidade colectiva, pelo que a instalação do Museu Etnográfico de Almagreira no edifício da antiga pré-primária está também marcado de simbolismo histórico”, refere uma nota da autarquia, adiantando que a cedência desta antiga escola vem no seguimento da tentativa do Município de Pombal de procurar a “preservação dos edifícios das antigas escolas primárias desactivadas, privilegiando na sua utilização o usufruto por parte da população”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM