O Município de Pombal desenvolveu uma plataforma para a recolha de resultados eleitorais que será utilizada pela primeira vez nas eleições para a Assembleia da República, que decorrem este domingo (6), anunciou hoje a autarquia.
“A necessidade de desenvolvimento desta plataforma foi identificada no seguimento de alguns erros na comunicação de dados pelos presidentes das Assembleias de Voto aos presidentes das Juntas de Freguesia e destes ao Município”, explica a autarquia.
A plataforma, desenvolvida pelos técnicos da Câmara Municipal, validará os somatórios dos resultados e da abstenção e só permitirá a submissão se coincidirem com número de votantes inscritos nas mesas.
Além de reduzir a probabilidade de erro, a plataforma permite ainda agilizar a disponibilização dos resultados ao público e a posterior comunicação à Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.
“A plataforma é responsiva, pelo que poderá ser facilmente utilizada em dispositivos móveis e está dotada de mecanismos de segurança que garantem a autenticidade dos dados”, refere uma nota da edilidade, salientando que “este é mais um passo na modernização administrativa que o Município de Pombal tem vindo a seguir, maioritariamente com desenvolvimento interno, que tem permitido, por exemplo, desmaterializar diversos requerimentos, processos de licenciamento e outros tipos de comunicação entre os cidadãos e o Município”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM