A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Pombal apresentam amanhã, pelas 18h30, nos Claustros dos Paços do Concelho de Pombal, projecto de requalificação do Jardim do Cardal. As obras, cujo valor ascende a 558.620 euros e são financiadas em 85% do FEDER, arrancam na última semana deste mês de Outubro.
Inserida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal (PEDU), a empreitada “prevê a valorização das suas características e vivências, ao colocá-lo num ponto crucial de fluxos pedonais com a introdução de uma nova passagem aérea pedonal, sobre a linha férrea, definida em projecto autónomo, que proporcionará a ligação destas das duas zonas da cidade”, explica a autarquia.
Com prazo de execução de 240 dias, “a obra de tornará o espaço central do jardim mais amplo, favorecendo a circulação e a fruição pelas pessoas e possibilitando a realização de eventos”, refere uma nota de imprensa da edilidade, salientando que “será também introduzido um elemento com ‘jogos de água’, com potencialidades estéticas e de arrefecimento do ambiente em dias mais quentes”.
A requalificação do Jardim do Cardal inclui ainda a substituição de árvores cujo estado fitossanitário represente risco de queda ou que prejudiquem a estética do espaço, sendo preservadas aquelas que se encontram nas zonas relvadas e que se encontram em boas condições.
Na zona da pérgula, além da conservação da mesma, serão sobre-elevados e redesenhados os canteiros e introduzidos elementos florais, favorecendo o embelezamento do espaço e a sua fruição pelas pessoas.
“As obras integradas no PEDU têm como principal objectivo a renovação da cidade, tornando-a mais amiga das pessoas e das famílias, privilegiando o tráfego pedonal, a mobilidade suave, a resiliência às alterações climáticas e o embelezamento dos espaços”, realça a autarquia, alegando que “as condições de fruição do espaço público são essenciais para a promoção dos hábitos de vida saudáveis, seja pela promoção da prática desportiva informal, pela qualidade do ar ou pelo impacto que tem no combate ao isolamento”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM