14 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal apresenta requalificação do Jardim do Cardal amanhã e obra inicia este mês

7 de Outubro 2019

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Pombal apresentam amanhã, pelas 18h30, nos Claustros dos Paços do Concelho de Pombal, projecto de requalificação do Jardim do Cardal. As obras, cujo valor ascende a 558.620 euros e são financiadas em 85% do FEDER, arrancam na última semana deste mês de Outubro.

Inserida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal (PEDU), a empreitada “prevê a valorização das suas características e vivências, ao colocá-lo num ponto crucial de fluxos pedonais com a introdução de uma nova passagem aérea pedonal, sobre a linha férrea, definida em projecto autónomo, que proporcionará a ligação destas das duas zonas da cidade”, explica a autarquia.

Com prazo de execução de 240 dias, “a obra de tornará o espaço central do jardim mais amplo, favorecendo a circulação e a fruição pelas pessoas e possibilitando a realização de eventos”, refere uma nota de imprensa da edilidade, salientando que “será também introduzido um elemento com ‘jogos de água’, com potencialidades estéticas e de arrefecimento do ambiente em dias mais quentes”.

A requalificação do Jardim do Cardal inclui ainda a substituição de árvores cujo estado fitossanitário represente risco de queda ou que prejudiquem a estética do espaço, sendo preservadas aquelas que se encontram nas zonas relvadas e que se encontram em boas condições.

Na zona da pérgula, além da conservação da mesma, serão sobre-elevados e redesenhados os canteiros e introduzidos elementos florais, favorecendo o embelezamento do espaço e a sua fruição pelas pessoas.

“As obras integradas no PEDU têm como principal objectivo a renovação da cidade, tornando-a mais amiga das pessoas e das famílias, privilegiando o tráfego pedonal, a mobilidade suave, a resiliência às alterações climáticas e o embelezamento dos espaços”, realça a autarquia, alegando que “as condições de fruição do espaço público são essenciais para a promoção dos hábitos de vida saudáveis, seja pela promoção da prática desportiva informal, pela qualidade do ar ou pelo impacto que tem no combate ao isolamento”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM