22 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Observatório vai diagnosticar saúde mental em Soure

17 de Outubro 2019

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Soure e o Município local promovem amanhã o segundo Círculo de Reflexão “Pensar a Saúde Mental”, no qual será apresentado formalmente o Observatório de Saúde Mental a dinamizar no concelho.

“O Observatório tem como objectivo fundamental fazer um diagnóstico concelhio sobre a problemática da saúde mental, envolver entidades de primeira linha na constituição de uma estrutura de acompanhamento das famílias, para as suas necessidades nesta temática. No fundo, criar uma rede psico-social de apoio”, adianta Manuela Santos, presidente daquela CPCJ.

A fase seguinte do projecto é a constituição da rede, que será formada por “profissionais de saúde e por pessoas informais, que poderão ter nas suas comunidades, neste caso nas freguesias, maior proximidade e disponibilidade para acompanhar as famílias que carecem desse apoio”.

O encontro, que tem início pelas 9h30, no Pavilhão Multiusos de Soure, na Quinta da Coutada, junta diversos especialistas em torno da temática da saúde mental, “porque se reflectirmos encontraremos as melhores respostas para as nossas necessidades”.

O balanço do Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança do concelho de Soure e uma dupla abordagem ao Observatório de Saúde Mental de Soure, “Melhor conhecer para melhor cuidar e incluir” e “Entre o pensar e o agir”, são o mote para os três painéis da jornada de debate que encerra pelas 17h30.

“Esperamos que seja um bom momento de reflexão, não pretendemos tirar conclusões, pretendemos reflectir, combater o preconceito que existe em torno da saúde mental, porque ela está mais presente em todos nós que aquilo que pensamos”, adverte Manuela Santos.

A presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, marca presença na iniciativa, em mais um sinal de que “o trabalho da CPCJ de Soure é reconhecido pelas entidades e, em particular, pela nossa comissão nacional, que nos tem acompanhado e supervisionado no trabalho importante que estamos a realizar”, congratula-se a responsável local.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM