14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Mostra gastronómica “aguça” apetite com Sabores de Ansião

24 de Outubro 2019

Os produtos endógenos da região de Sicó vão estar em destaque à mesa de oito tasquinhas durante mais uma edição da Mostra Gastronómica Sabores de Ansião, que decorre entre amanhã e domingo (27). Os pratos, que resultam da combinação de sabores regionais e do engenho das gentes locais, prometem abrir o apetite dos muitos visitantes que passarem pelo Centro de Negócios, localizado no Parque Empresarial do Camporês.

“A Mostra Gastronómica pretende promover os produtos que estão na base da nossa gastronomia”, realça a vereadora do Município de Ansião, Cristina Bernardino. Nesse sentido, “contaremos com a participação das nossas colectividades, que irão preparar alguns dos pratos que fazem parte da nossa tradição e os quais tanto gostamos de saborear”.

Paralelamente às tasquinhas dinamizadas por associações representativas de todas as freguesias do concelho, acontece uma exposição de produtos da região de Sicó, onde os visitantes poderão adquirir “todo um conjunto de produtos que fazem parte da nossa gastronomia e que estão na base dos nossos pratos tradicionais” servidos ali à mesa pelas oito colectividades.

Enfim, o certame repete o modelo das edições anteriores mas… com uma novidade. “Este ano teremos uma oficina do queijo”, revelou a vereadora, salientando que num espaço junto aos expositores haverá um local onde “algumas pessoas terão oportunidade de recordar o processo de produção do queijo e outras de aprender a fazer este produto endógeno”. Com esta oficina “pretendemos mostrar e valorizar este produto”, promovendo “uma das tradições que faz parte da nossa identidade e um produto de excelência da nossa gastronomia, a par de outros como o azeite e o vinho”.

E para acompanhar os “Sabores de Ansião” nada melhor que os ritmos da música tradicional e popular, que surgem num cartaz de animação que “privilegia grupos do concelho, mas contam também com três grupos que vêm de fora”. E é exactamente com a “prata da casa” que começa o entretenimento logo no primeiro dia da Mostra Gastronómica (sexta-feira, 25) com a actuação do grupo de gaita-de-foles Ca’ Gaita, que promete dar música aos comensais a partir das 19h30. Já para animar a noite está garantido um concerto da Orquestra Improvável (21h30).

No sábado (26) é o Coro da Associação Cultural e Artística Nascente do Nabão que inaugura o palco (17h00). A animação continua com o Rancho Típico de Alvorge (18h00), que traz a palco as danças, os cantares e os trajes tradicionais, num dia que termina aos ritmos do Grupo de Música Popular Café Central (21h30).

O cartaz de actividades prossegue no domingo (27), com a actuação do Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião (15h00) e um concerto da banda da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília (17h00). O programa de animação encerra com os sons tradicionais do Grupo de Concertinas Michel Neves.

A Mostra Gastronómica Sabores de Ansião pode ser visitada, no Centro de Negócios, na sexta-feira (25) das 19h00 às 24h00, no sábado (26) das 12h00 às 24h00 e no domingo (27) das 12h00 às 23h00. A entrada é gratuita.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM