A Câmara Municipal de Pombal submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental, com o objectivo de realizar intervenção de limpeza e valorização do Rio Anços e da Ribeira do Ourão, informou hoje a autarquia.
“O investimento, no valor de 120.000 euros mais IVA, surge no seguimento de um ‘Estudo de Caracterização e Propostas de Intervenção de Limpeza e Valorização para o Rio Anços e Ribeira do Ourão’, visando essencialmente a reparação de rombos e estabilização e consolidação de margens (com recurso a técnicas de engenharia natural e vegetação autóctone), controlo de espécies invasoras, construção de micro e mini-açudes”, explica uma nota de imprensa.
“Com estas intervenções, o Município de Pombal pretende promover a utilização sustentável da água pelos agricultores, facilitar acções de fiscalização, promover a segurança de pessoas e bens, favorecer a valorização paisagística e a biodiversidade, através da preservação de habitats”, salienta a edilidade.
“Esta acção enquadra-se na aposta que a Câmara Municipal tem dedicado à valorização das linhas de água”, nomeadamente com a limpeza da Ribeira de Carnide e do Rio Arunca e da limpeza das linhas de água afectadas pelos incêndios de 2017.
Neste sentido, “a preservação e valorização dos recursos hídricos é encarada pelo Município de Pombal como essencial para o equilíbrio dos ecossistemas, mas também para uma utilização sustentável da água pelas populações”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM