21 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Câmara de Pombal abre concurso para requalificar Praia Osso da Baleia

23 de Outubro 2019

A Câmara Municipal de Pombal vai abrir concurso para requalificar o parque de estacionamento da Praia Osso da Baleia, acesso e circuitos pedonais, informou ontem a autarquia, adiantando que o valor-base da obra ascende a 266.000 euros (acrescido de IVA).

Segundo uma nota do Município, a intervenção prevê a criação de um parque de estacionamento de ligeiros com 184 lugares e uma zona para estacionamento de pesados de passageiros, bem como a construção de acessos à praia por diversos percursos viários e pedonais (passadiço). A área será sombreada por pinheiros-mansos.

“Os materiais a utilizar terão reduzido impacto ambiental e serão visualmente integráveis”, refere a mesma nota, salientando que “foi acautelada a permeabilidade do piso para permitir a infiltração das águas no subsolo, sem prejudicar a resistência e função do piso”.

A área de intervenção, que é superior a 100.000 metros quadrados, inclui o futuro acesso pedonal em passadiço, localizado mais a sul, o qual garantirá a ligação do fim da ciclovia existente ao passadiço já existente.

“Complementarmente, será aberto o concurso de execução do projecto de melhoramentos do parque de merendas”, com um valor-base superior a 98.000 (acrescido de IVA), acrescenta a edilidade. Para este espaço está prevista a instalação de mesas, cadeiras e restante mobiliário urbano básico habitual numa infra-estrutura deste género, mas também uma pirâmide de cordas para escalada e novas instalações sanitárias. A estas intervenções juntam-se ainda a demarcação dos lugares de estacionamento e das zonas pedonais.

Estes melhoramentos visam “proporcionar uma melhor fruição aos seus visitantes”, realça a autarquia, reconhecendo “o enorme potencial turístico e ambiental que representa a Praia Osso da Baleia”, daí a “forte aposta na sua qualificação e preservação”.

“Estes investimentos têm resultado num aumento da afluência, que reforça a necessidade de intervir no sentido de melhorar a organização das vias rodoviárias e das acessibilidades no local”, considera a edilidade, enaltecendo que este projecto vem “melhorar as condições de utilização durante a época balnear, mas também promover uma utilização mais continuada da praia”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM