A vila Maçãs de D. Maria está em festa este fim-de-semana. A Junta de Freguesia promove, entre amanhã e domingo (3), a 1.ª Grande Festa da Maçã que inclui tasquinhas, mercado de produtos regionais, animação musical, bem como um conjunto de actividades diversificadas.
O programa arranca amanhã, pelas 18h00, com o transporte da maçã desde o Barqueiro até ao centro da vila de Maçãs de D. Maria e a abertura das tasquinhas. Quanto à animação, o cartaz deste primeiro dia de festejos inclui o cantar “às almas” e a declamação de poemas. Já para a noite a proposta são dois concertos: primeiro com a banda “The Carpets” e mais tarde a grupo “The Real Beavers”.
As actividades continuam no sábado (2) com a reabertura das tasquinhas (12h30). À tarde, a Junta de Freguesia propõe descobrir as “Variedades da Maçã Portuguesa, suas virtudes e aplicações” numa palestra marcada para as 14h00. Segue-se a abertura das exposições Fernando Lopes, “Os Olhados” e Etnografia, bem como uma mostra de motas antigas. Antes de anoitecer a organização desafia ainda a participar numas partidas de jogos tradicionais e outros mais ousados: subida ao pau seco, concurso de cavador e passeio de burros. À noite, o grupo de concertinas “Os Amigos da Gaita” dão música aos comensais nas tasquinhas e a banda PA3 convida a um pezinho de dança.
No domingo (3) o programa arranca logo de manhã (10h00) com o passeio de pasteleiras antigas. Depois de almoço há um novo desafio: concurso de entradas e sobremesas de maçã. Segue-se uma tarde cultural com a actuação do Rancho folclórico da Casa do Povo de Maçãs D. Maria, do Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” (São Bento do Cortiço — Estremoz), do Rancho dos Pauliteiros da Serra da Boa Viagem e da Orquestra da Filarmónica de Penela. Um espectáculo com o grupo “Terra Velhinha” encerra a 1.ª Grande Festa da Maçã.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM