O histórico imóvel Villa Portela, na cidade de Leiria, foi classificado como Monumento de Interesse Municipal, anunciou hoje a câmara, recordando que o espaço vai acolher um centro de artes.
A classificação do imóvel, situado no Largo da República, em Leiria, foi agora publicada em Diário da República.
A autarquia liderada por Gonçalo Lopes (PS) refere, em nota de imprensa, que a Villa Portela representa “um bem de valor cultural relevante para o concelho de Leiria, no domínio histórico e arquitectónico, patenteando um testemunho distinto de vivências de uma família relacionada com factos históricos, plasmados na memória colectiva da cidade de Leiria e constituindo, como tal, um exemplar singular na sua malha urbana”.
O imóvel foi outrora uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada.
Propriedade da família Charters d’Azevedo, a “casa de habitação, do tipo chalé suíço, mas fortemente inspirado na arquitectura dos chalés ingleses de estilo vitoriano, foi construída nos finais do século XIX, tendo sido um dos primeiros imóveis da cidade a possuir casa de banho no seu interior equipada com águas quentes e frias”.
Em 24 de Março de 2017, o município adquiriu o prédio.
“Este processo de classificação dá cumprimento a um dos pontos do acordo de aquisição do prédio, que estabelecia a sua classificação num prazo de três anos após a celebração do contrato”, acrescenta a nota de imprensa.
A Câmara de Leiria sublinha que este é o futuro Centro d’Artes Villa Portela, destinado a acolher, numa área com 17 mil metros quadrados, iniciativas como oficinas para escultores, visitas escolares, concertos, residências ligadas ao processo criativo, bem como uma cafetaria/salão de chá virado para o Castelo de Leiria.
A casa é constituída por três pisos com mais de 20 divisões, sendo o último piso em águas-furtadas, com coberturas diferenciadas rematadas em cornija e beiral saliente.
A extensa área envolvente à casa de habitação apresenta um conjunto de diversas espécies vegetais, “de inegável valor ecológico para a cidade”.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM