8 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Vem aí o S. Mateus “mais arrojado” dos últimos anos

17 de Setembro 2019

Soure prepara-se para mostrar, mais uma vez, que por ali a tradição ainda é o que era. O S. Mateus está à porta e a festa vai fazer-se com muita animação, música, gastronomia e diversas feiras, que entre 19 e 24 de Setembro atraem à vila largos milhares de visitantes.

“O S. Mateus é um evento que é uma bandeira do município, do concelho e da região”, enfatiza o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, recordando que se trata de “uma feira franca centenária, que remonta à parte final da Idade Média”.

Para o autarca, “as festividades não se confinam a uma área de concertos, tasquinhas e Fatacis. O forte e a razão de ser do S. Mateus é a sua feira franca espalhada pelas principais ruas, praças e vielas da vila de Soure”, realça.

Este ano, as Festas de S. Mateus prometem “o programa mais arrojado dos últimos seis anos”, juntando os espectáculos musicais em quatro palcos à Fatacis – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Soure, à feira generalista e às feiras da madeira, das nozes, das cebolas e das freguesias, certames que juntarão cerca de três centenas de expositores/feirantes.

Ao longo de seis dias de festa, os visitantes são atraídos pelo profano, “com um cartaz de espectáculos que corresponde ao crescendo dos últimos anos”, mas muitos também pelo cariz religioso da romaria a S. Mateus, cujos devotos ali se deslocam com o intuito de pagar promessas ou fazer as suas orações.

Carminho abre o cartaz musical, no dia 19, no habitual “Concerto de Honra do Município”, com 2.000 lugares sentados, de entrada livre, mas necessidade de ser portador de bilhete de acesso. A noite do segundo dia (20) é dedicada à juventude, estando programadas as actuações da banda de garagem vencedora do concurso sourense, do rapper Waze e dos Balbúrdia & Sexteto Sinistro. No palco da Av, Conselheiro Matoso actua a banda Kremlin (22h30).

No sábado (21), sobem ao palco principal do certame Nuno Barroso (e os Além Mar), David Carreira (e a irmã Sara), em espectáculos gratuitos, tal como todos os outros. A comemorar 50 anos de carreira, Herman José animará a noite de domingo, enquanto na segunda-feira (23) Quina Barreiros e os Rockluso fecharão o cartaz. Porque no último dia (24) a música é outra. Trata-se do dia dedicado à “família sourense”, com a romaria à capela de S. Mateus para pagamento de promessas e o tradicional piquenique popular no Olival de S. Mateus, a partir das 16h30, animado pelas prestações do Grupo da Sagrada Família e das Concertinas de Granja do Ulmeiro. Ainda na vertente religiosa, menção para as missas em honra do santo, no sábado, pelas 11h00; no domingo às 9h30 e 15h30; na segunda-feira, pelas 11h00, e na terça-feira, às 15h30, sempre na capela de S. Mateus.

A sessão pública de abertura das festas está marcada para as 18h00 do dia 19, no auditório da biblioteca municipal, seguida da inauguração da exposição “Olhares sobre o Concelho de Soure”, de Ana Pimentel, e do arranque da Fatacis.

Na sexta-feira (20), referência ainda para a “Noite de Soure – Café à Moda Antiga” (21h00), na Praça Heróis Coutinho e Cabral, com a participação da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure e do Rancho Folclórico da Associação S. R. C. de Pouca Pena.

 

Dia do Município

No sábado (21) assinala-se o feriado municipal, com a cerimónia solene do Dia do Município a ter início pelas 11h00. A entrega de distinções municipais a duas personalidades marcará a sessão. Isabel Namora, juiz-presidente da Comarca de Coimbra será agraciada com a medalha de mérito municipal – grau prata, pela “consideração, apoio e reconhecimento que sempre manteve com Soure”, na questão da reforma do mapa judicial; enquanto a título póstumo será concedida a mesma distinção, mas no grau bronze, a Carlos Gonçalves, professor de Educação Física de várias gerações de sourenses e dirigente associativo, falecido recentemente. A sessão comemorativa, presidida pelo secretário de Estado da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro (neto do alfarelense Américo Goes Pinheiro), integra ainda a entrega de prémios a alunos do ensino secundário, a assinatura de protocolos com as juntas de freguesia e colectividades e a homologação do protocolo para disponibilização de autenticação através de chave móvel digital.

Neste dia, a partir das 14h00, a TVI transmite o programa “Juntos em Festa”, em directo da Praça da República, e pelas 19h00, no Parque da Várzea tem início a Noite de Folclore do Concelho de Soure. No dia seguinte (15), há mais etnografia sourense com a tarde de folclore na Praça da República, às 15h00.

Se o S. Pedro ajudar, Mário Jorge Nunes mostra-se convicto estarem reunidas as condições para ser “um dos maiores S. Mateus de sempre”, havendo a expectativa de ser ultrapassado o número de 100.000 visitantes que terão marcado presença na edição do ano passado.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM