Os Serviços de Acção Social e Saúde do Município de Soure têm agora novas instalações, junto à Biblioteca Municipal, tendo a abertura do espaço ocorrido hoje ao final da tarde, integrada no programa de inauguração das Festas do S. Mateus.
A nova área permite dotar aquele serviço, coordenado por Cristina Marta, de melhores condições de atendimento ao público, nomeadamente no que respeita a questões de confidencialidade e sigilo, bem como de acompanhamento de pessoas e situações de vulnerabilidade social.
Segundo a autarquia, esta alteração enquadra-se ainda na política municipal de descentralização de serviços e repovoamento da zona baixa da vila de Soure, que está a ser alvo de regeneração urbana, como é o caso da rua Alexandre Herculano, também ela hoje percorrida pelas entidades oficiais e convidados, igualmente no âmbito do período festivo.
“Esta unidade orgânica agrega as áreas de Acção Social e Saúde, que estão intimamente ligadas em vários eixos de intervenção. A parte de Acção Social integra a Rede Social do Concelho, desenvolvendo actividade numa lógica territorial para a promoção do desenvolvimento social, potenciar a intervenção social e cooperar no planeamento dos recursos e equipamentos sociais e de saúde e criar respostas adequadas às necessidades dos grupos mais vulneráveis e/ou em situação de risco”, refere o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, salientando o compromisso da edilidade em “consolidar a estratégia de promoção do desenvolvimento e coesão social para o concelho”.
Neste âmbito, o sector gere acordos com Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, o Programa de Emergência Social, o Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas, Apoio ao Arrendamento e Apoio a Reabilitação de Habitações Degradadas; dinamiza o programa de Teleassistência a Idosos; o Programa de Incentivo à Natalidade “Cegonhas”, o projecto Movimento por um Sorriso, o Encontro Intergeracional do Concelho de Soure e o EPIS – Empresários Para a Inclusão Social.
No que se refere a Saúde, o sector coordena a estratégia municipal de promoção de estilos de vida saudáveis, participa no planeamento da rede de equipamentos de saúde municipais, nomeadamente a nível dos cuidados de saúde primários e hospitalares e apoia as entidades e associações que desenvolvem acções no âmbito da promoção da saúde. É neste sentido que surge o programa municipal “Soure Mais Saúde”, onde se inserem todas as iniciativas desta competência, designadamente o projecto “Saúde Oral Para Todos”, o Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, o Programa para a Promoção da Alimentação Saudável e da Actividade Física e o projecto “Noites Saudáveis”.
Na abertura do novo espaço marcou presença o secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, que presidiu à inauguração das Festas de S. Mateus e Fatacis 2019.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM