17 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure celebrou “dia da coesão concelhia” em plenas Festas de S. Mateus

23 de Setembro 2019

Soure vive ainda até amanhã as ancestrais Festas de S. Mateus, com o programa a reservar para hoje à noite a actuação da popular Quina Barreiros e bailes com Rockluso e Bandazona. Hoje é igualmente o último dia da Fatacis – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio, Indústria de Soure.

Amanhã, a tradição mantém-se e o dia é dedicada à “família sourense”, com a romaria à capela de S. Mateus para pagamento de promessas, missa pelas 15h30, e o tradicional piquenique popular no Olival de S. Mateus, a partir das 16h30, animado pelas prestações do Grupo da Sagrada Família e das Concertinas de Granja do Ulmeiro.

No passado sábado, Soure celebrou o feriado municipal, no “dia da coesão concelhia”, como lhe chamou o presidente da Câmara numa sessão solene comemorativa que teve como pontos altos a entrega de distinções e prémios e ainda a assinatura de protocolos de financiamento e transferência de competências.

O tempo é de animação, com o “S. Mateus” a reinar, mas Mário Jorge Nunes realçou o trabalho ao longo do resto do ano das gentes locais, que permite a Soure “fazer jus à sua secular história”. Um concelho com “uma extensão e dispersão territorial acima da média”, “muito rico, mas que não ostenta essa riqueza, porque ela está na sua história e na simplicidade das suas gentes”, sublinhou o autarca na sua intervenção perante uma plateia que encheu o salão nobre do Município.

Mário Jorge Nunes elogiou ainda o trabalho desenvolvido pelos autarcas das 10 freguesias em prol das suas populações e a aceitação por estes do pacote de transferências de competências que envolve áreas como a limpeza e manutenção de vias de comunicação, manutenção, higiene e limpeza de espaços públicos e de equipamentos escolares.

Para a execução das tarefas, a partir de Novembro próximo, as juntas de freguesias de Soure recebem um “envelope financeiro” global de cerca de meio milhão de euros, que assim deixam de entrar nas contas da edilidade. “Estou convicto que todas as dez freguesias vão agarrar muito bem a dotação financeira que lhes será atribuída e vão replicar e multiplicar esses talentos que lhe vamos atribuir. O trabalho executado pelas juntas de freguesia será muito mais profícuo e eficaz do que se fosse de uma forma centralizada pelo município”, frisou o presidente da Câmara.

Noutro âmbito, Mário Jorge Nunes salientou também a “muita actividade nas áreas do desporto, da cultura, da acção social e dos tempos livres” a nível concelhio como ponto de partida para a celebração de protocolos de apoio ao investimento com 14 associações e colectividades, no valor de cerca de 65.000 euros, dando-lhes “meios e recursos para que possam continuar as suas actividades junto das populações”. Algum do dinheiro será para fazer face aos gastos com obras de reparação dos estragos causados, há cerca um ano, pela tempestade ‘Leslie’.

A cerimónia solene do Dia do Município ficou marcada pela atribuição das distinções honoríficas. A juiz-presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, Isabel Namora, foi agraciada com a medalha de mérito municipal – grau prata, “pelos serviços relevantes que prestou ao município”. Soure não esqueceu o papel da magistrada no processo que conduziu ao regresso, já este ano, do Juízo de Competência Genérica, que perdera em 2014 com a reforma do mapa judiciário.

Destacando o “orgulho em ter promovido a manutenção e ampliação da resposta judiciária neste município” e a “enorme honra” em receber a distinção, Isabel Namora partilhou-a com outros membros da equipa do Tribunal Judicial da Comarca, cujo “trabalho conjunto” permitiu recuperar um tribunal entretanto transformado em Secção de Proximidade, mas onde “o volume processual era superior ao de municípios em que se mantiveram instalados juízos de competência genérica”, revelou.

Isabel Namora confirmou ainda que o “belíssimo Palácio da Justiça” de Soure vai acolher, o arquivo distrital da Comarca, provisoriamente colocado na antiga escola secundária local. As obras na cave, desocupada, do edifício estão a decorrer e até final do ano o espaço deverá estar pronto a acolher o material a arquivar dos tribunais do distrito.

Ainda nas distinções honoríficas, o professor e dirigente associativo Carlos Gonçalves, falecido recentemente, foi agraciado a título póstumo com medalha de mérito municipal – grau bronze.

A cerimónia contou igualmente com a habitual entrega de prémios aos melhores alunos do ensino secundário do concelho, que galardoou Pedro Mendes (10.º ano), Inês Casaleiro (11.º) e Maria Célia Gaspar (12.º).

A sessão comemorativa da efeméride foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro (neto do alfarelense Américo Goes Pinheiro), satisfeito por ver que “Soure é um município que tem abraçado a modernização administrativa de forma exemplar”.

Aludindo a “uma revolução” em curso no atendimento aos cidadãos e abordando algumas das medidas do programa Simplex nesta área, o governante realçou que a modernização administrativa visa contribuir para “simplificar a vida das pessoas, ajudar a criar melhor ambiente para os negócios e tornar a administração pública mais eficiente”.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM